Testamos o novo aplicativo da RIOgaleão.

RIOgaleaoapppag

O recém-lançado aplicativo da RIOgaleão já estava disponível para download em minha plataforma móvel e eu, como carioca da gema, piloto e passageiro frequente, não poderia deixar de baixa-lo.

Resolvi testá-lo durante uma viagem que teria para São Paulo na semana seguinte e aproveitei para tirar alguns prints e contar aqui minha experiência.

O app está disponível para Android e iOS e pesa apenas 20 Mb.

Screenshot_2016-07-19-00-47-45

Screenshot_2016-07-19-00-50-10

Minha expectativa estava alta, sobretudo por que a nota do app na Play Store era 4,6 e na Apple Store 4+ (ambas numa escala de 1 a 5), além da grande quantidade de avaliações positivas.

Dia do voo. saindo de Niterói, usei a primeira função do app, que é o cálculo do tempo estimado de trânsito até ao aeroporto. O sistema usa a geolocalização do dispositivo e calcula o tempo que vou levar para chegar ao aeroporto. No meu caso, a função cumpriu muito bem seu papel e, o tempo estimado de chegada foi bem preciso.

Screenshot_2016-07-19-00-50-24

IMG_1614

Cheguei no terminal, despachei minha bagagem no balcão de check-in e busquei no aplicativo uma opção que permite seguir o meu voo.

Esse recurso me ajudou a acompanhar detalhes que são importantes de se ter à mão, como o portão de embarque, horário de ingresso na aeronave e meteorologia no destino.

IMG_1613

IMG_1621

Como tinha algum tempo, me dediquei a testar as funcionalidades do app.

São diversas opções que mostram voos, mapas dos terminais do aeroporto e listas de todos os serviços disponíveis. Antes de embarcar eu precisava cumprir duas missões. Sacar algum dinheiro e comer algo antes de partir para a capital paulista.

Screenshot_2016-07-19-00-50-14

Screenshot_2016-07-19-00-51-16

 

Naveguei pelas opções de alimentação.

Escolhi um fast-food de comida italiana localizado no Terminal 1. O mapa do aeroporto mostra a exata localização da loja e. Mamma mia! O prato estava muito bom.

Apenas um comentário – há opções de vários tipos de serviços, lojas e conveniência, que podem ser facilmente buscados através das opções do menu. Basta explorar o app para encontrar sempre algo interessante.

 

IMG_1701IMG_1700

Completei meu jantar com um cafezinho acompanhado por um delicioso wafer. Agora sim, estava pronto para seguir ao embarque.

IMG_1702

No caminho, fiz uma escala num caixa eletrônico, ainda no terminal 1.

O app permite encontrar todas as opções de agências e caixa eletrônicos disponíveis no aeroporto.

IMG_1704 IMG_1682

Passei pela segurança e acessei a área de embarque doméstico.

Uma vez na área de embarque, verifiquei pelo portão do meu voo nos monitores disponíveis pelo saguão. No app abri o mapa do Terminal 2 e aproveitei para checar onde ficava meu portão de embarque e, assim, ter alguma ideia do tanto que eu deveria caminhar.

IMG_1699

Embarquei e o voo foi bastante tranquilo. Enquanto sobrevoava o litoral dos dois Estados, e aproveitei-o para salvar algumas imagens de outras funções que achei bem bacanas, a fim de compartilhar com vocês.

Uma dessas funcionalidades é a que permite pagar o estacionamento. Para quem vai de carro, é uma praticidade. Basta escanear o tíquete do estacionamento e pagar com o cartão.

Ainda para quem vai em seu próprio veículo, o app tem interface com aplicações de mapas como Google Maps e Waze, sendo possível acioná-los com um comando simples e já tendo o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro marcado como origem ou destino.

Screenshot_2016-07-19-00-51-24

IMG_1706

Para quem necessita usar outros tipos de transporte como o taxi, ônibus executivo ou o transporte público, há uma seção no aplicativo que também pode ajudar.

Nela, é possível ver onde ficam os pontos de saída de cada transporte e, para alguns deles, é possível consultar as tarifas e até o tempo esperado para se chegar em alguns pontos da cidade.

 Screenshot_2016-07-19-00-51-40

IMG_1708

As informações de atendimento do aeroporto também estão disponíveis no aplicativo. Com poucos cliques é possível chegar ao telefone ou ao atendimento online (que funciona em horário limitado), ajudando para aqueles casos em que a conexão de internet não está boa, mas é necessário tirar alguma dúvida com a equipe do RIOgaleão.

Screenshot_2016-07-19-00-52-09

Screenshot_2016-07-19-00-52-19

Minha conclusão?

Gradativamente, os aeroportos brasileiros (sobretudo os concedidos à iniciativa privada) têm desenvolvido aplicativos com o objetivo primário de facilitar a viagem dos passageiros e dar-lhes as informações mais atualizadas e em tempo real.

Sempre tive boas experiências e o app do RIOgaleão atingiu aquela minha alta expectativa que citei no início desse review.

Assim, posso recomenda-lo tranquilamente para sua próxima viagem. Leve e prático de usar e com funções que ajudam na hora da viagem.