RIOgaleão Cargo participa do 35º Encontro Nacional do Comércio Exterior.

riogaleao_pier-sul-gig-galeao

O RIOgaleão Cargo – Aeroporto Internacional Tom Jobim participa da 35ª edição do Encontro Nacional do Comércio Exterior (ENAEX), que acontece entre hoje (23/11) e amanhã (24/11), no Centro de Convenções SulAmérica, no Centro do Rio de Janeiro. O evento, que tem como tema central deste ano “Exportar para Crescer”, é referência, no Brasil, em matéria de comércio exterior. Pelo caráter propositivo, o evento é um espaço para o debate e reflexão sobre as questões mais relevantes do comércio internacional e com foco na competitividade.

No segundo dia de evento, 24 de novembro, representantes da equipe de Cargo, do aeroporto, mediarão, na sala 1, dois paineis entre 14h às 15h30 e, depois, das 15h30 às 17h. Na ocasião, a concessionária debaterá a importância do transporte aéreo de cargas para exportação. Além disso, apresentará os diferenciais que o RIOgaleão Cargo e seus parceiros possuem neste mercado, que incluem companhias aéreas, exportadores, transportadores, agentes, despachantes, fornecedores e órgãos governamentais. Os painéis também irão abordar a nova infraestrutura implantada no terminal de cargas de exportação, assim como as melhorias e os investimentos nos processos logísticos, promoção da integração entre os exportadores, operadores e demais stakeholders.

O primeiro painel (14h às 15h30) da concessionária terá como tema a “Operação Aérea”, cujo foco será segurança e celeridade, e contará com a participação, na mesa de discussão, de executivos da American Airlines, Lufthansa, United Airlines, TAP e Latam, que debaterão planejamento, integridade da carga, aceitação e paletização. Já no segundo painel (15h30 às 17h), o assunto principal será “Eficiência e Cadeia” e envolverá representantes do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio de Janeiro (SINDAERJ), do Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística (SINDICARGA) e do agente de cargas Expeditors que abordarão temas relativos aos desafios e otimização das operações de exportação.

Ao final de cada painel será aberto um espaço para perguntas aos painelistas. A participação dos interessados nos painéis organizados pela concessionária é gratuita, tem limite de 140 pessoas. Para garantir a participação no 35º ENAEX e acessar o espaço é preciso realizar prévia inscrição no site do evento: www.enaex.com.br. Como segundo aeroporto com maior movimentação internacional do Brasil, o RIOgaleão Cargo acredita que o networking em eventos de peso, como o ENAEX, faz a diferença para estreitar o relacionamento com os players do mercado:

– Com dois anos de operação, o RIOgaleão Cargo investiu R$ 30 milhões em infraestrutura, maquinário e otimização de toda a operação da cadeia logística. O processo ajudou na redução de 20% no tempo médio para liberar cargas no terminal. Inauguramos uma nova área refrigerada que proporcionou sermos uma das principais portas para produtos farmacêuticos do país, por exemplo. Além disso, modernizamos nossa câmara fria, que triplicou a capacidade de armazenamento de cargas refrigeradas no terminal. O espaço tem 11 mil m³, é automatizado e conta com dois ambientes diferentes temperaturas (2° a 8° e 16° a 22°). Nosso terminal, é o único, no país, a contar com um transelevador que propicia ainda mais agilidade à operação. Queremos mostrar, neste encontro, que o Aeroporto Internacional Tom Jobim evoluiu, cresceu e tem capacidade para muito mais – afirma Patrick Fehring, diretor de cargas e desenvolvimento estratégico do RIOgaleão.

O ENAEX é realizado pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e terá workshops, paineis, despachos executivos, reuniões e área de exposição com estandes de empresas, entidades, órgãos públicos e mídias especializadas. O público estimado no encontro é de 3 mil profissionais altamente qualificados atuantes em todas as áreas da cadeia de negócios do comércio exterior e constitui excelente oportunidade para ampliar o networking e promover negócios.

Durante o evento, será realizada a solenidade de entrega da 22ª edição do Prêmio Destaque de Comércio Exterior. Ele é conferido em reconhecimento às empresas e instituições que se destacaram no comércio externo do Brasil no ano de 2015. É uma iniciativa da AEB e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *