RIOgaleão se despede das Olimpíadas com megaoperação especial e festa nos terminais.

c4_night

Um dia depois de o mundo presenciar o encerramento dos Jogos Rio 2016, o RIOgaleão prepara uma despedida para atletas e turistas que vieram prestigiar as Olimpíadas no Rio de Janeiro. Na próxima segunda-feira (22), integrantes da Família Olímpica e demais passageiros, juntos, serão responsáveis pela maior movimentação já registrada no Aeroporto Internacional Tom Jobim em toda a sua história.

E para garantir ao viajante que a volta para casa seja agradável e cheia de lembranças inesquecíveis, a concessionária tomou diversas medidas excepcionais, organizou uma série de surpresas para quem passar pelos terminais do aeroporto e se preparou para receber, pela primeira vez desde o início da operação (agosto/2014), o maior avião comercial do mundo.

O dia pico deve registrar mais que o dobro de pessoas circulando pelos terminais – em dias normais, o RIOgaleão registra 40 mil passageiros; no dia 22, a expectativa é de que até 85 mil pessoas passem pelo aeroporto. A concessionária prevê que estes passageiros e, aproximadamente, 7.500 membros da Família Olímpica (credenciados dos Jogos) que embarcarão despachem cerca de 28 mil bagagens.

Além disso, devem ser registrados cerca de 430 movimentos, entre chegadas e partidas, de aeronaves no pátio. A operação do aeroporto registrará um recorde de voos charter (aqueles que não possuem voos regulares no aeroporto): serão 46 aeronaves de companhias aéreas internacionais que pousarão no aeroporto carioca. Na Copa do Mundo, por exemplo, o maior registro de voos dessa natureza foi de menos de 10 aeronaves em um único dia.

Por conta do volume de embarque concentrado nesta data, o RIOgaleão orienta que os passageiros de voos internacionais cheguem seis horas antes do horário de partida e os de voos domésticos com duas horas de antecedência. A recomendação tem como objetivo minimizar o impacto desta concentração de passageiros no mesmo horário. A organização dos fluxos e filas terá o auxílio de voluntários da própria concessionária, que realizou a contratação de 135 pessoas adicionais para o período, e dos voluntários da Rio 2016 que atuam no aeroporto.

Além de já contar com 174 balcões presenciais de check-in, o aeroporto terá o reforço dos check-in remotos, que serão instalados na Vila dos Atletas para otimizar o fluxo histórico de passageiros. O check-in remoto é um “mini aeroporto”, que funcionará entre os dias 21 e 23 de agosto. Nele, as delegações poderão efetuar o check-in, despachar as bagagens e a emissão do cartão de embarque. As bagagens serão transportadas até o pátio do RIOgaleão por caminhões sob a responsabilidade do Rio 2016. Assim, elas seguirão para a aeronave. Com isso, os atletas chegarão ao aeroporto e irão direto para o raio-X.

O projeto foi concebido em parceria com a organização do Rio 2016 e as empresas aéreas para agilizar o embarque dos atletas e das comissões técnicas. Serão instalados 65 balcões de check-in nos sete condomínios e na recepção da Vila dos Atletas. Para verificar essas bagagens no aeroporto, foram alugados três equipamentos de raio-x, totalizando oito que ficarão totalmente dedicados a este processo. Para agilizar o embarque de passageiros, foram adicionados 10 equipamentos de raio-x, dois body scans e 12 balcões da Polícia Federal para o período olímpico.

 

Atrações na área restrita

Passados os procedimentos de check-in, de despacho de bagagens e a checagem de passaportes, todos os passageiros – atletas, comissões técnicas e turistas – que estiverem na área restrita do embarque internacional do terminal 2 serão presenteados com um clima de despedida totalmente carioca.

Os ritmos brasileiros tomarão conta do saguão de embarque com a presença da escola de samba Mangueira, campeã do carnaval carioca de 2016, e da Banda Nova, composta por Daniel e Paulo Jobim, neto e filho do mestre Tom, acompanhados de Paulo Braga, Rodrigo Villa e Jaques Morelembaum. A verde e rosa traz para o RIOgaleão cerca de 30 componentes, entre ritmistas, passistas, mestre-sala e porta-bandeira, que farão apresentações e oficinas de samba a partir das 14h até às 20h. Além disso, fantasias do último carnaval ficarão expostas e poderão ser experimentadas pelos passageiros para fotos. A Banda Nova se apresentará entre 17h30 e 19h seguida da Playmobile, finalista do Superstar.

Para que os viajantes tenham uma última oportunidade de registrar o clima dos Jogos antes de voltar para casa, os Aros Olímpicos marcarão presença no embarque e o mascote Vinícius fará suas últimas aparições. Quem capturar o momento e postar na rede social Instagram com a hashtag #AeroportoOlímpico conseguirá imprimir gratuitamente sua foto na hora no Printgram do aeroporto, que ficará disponível nos dias 21, 22 e 23. E antes de dar “tchau” para o Brasil, os turistas e atletas estão convidados a deixar seus recados em um mural de despedida. Esse painel vai compor o acervo histórico do RIOgaleão.

 

Projeto “Música no Ar” em edição especial

Não é só quem embarca que poderá curtir o clima de despedida das Olimpíadas no dia 22 de agosto. Nas áreas públicas de ambos os terminais será apresentada uma edição especial do “Música no Ar”, projeto inédito em aeroportos, idealizado pela concessionária para promover o acesso à cultura. São shows gratuitos de diversos gêneros que ajudam a divulgar novos talentos brasileiros.

No terminal 1, as apresentações acontecerão na praça de alimentação (terceiro piso), das 14h às 20h. No terminal 2, os shows tomam conta do RIOgaleão Market (primeiro piso, andar de desembarque) das 13h às 17h. Estão confirmadas atrações como Melim e Outro Eu, também finalistas do Superstar.

Da Assessoria de Imprensa