RIOgaleão sedia primeira edição brasileira de evento da IVAO.


O RIOgaleão vai receber neste sábado, 28 de janeiro, um evento internacional com espaços para simular o controle de tráfego aéreo. O objetivo é atender os profissionais do setor e entusiastas da aviação. O evento é aberto ao público e ocorre entre 10h e 16h, no Salão Nobre do aeroporto. Essa será a primeira edição brasileira da demonstração pública realizada pela divisão local da International Virtual Aviation Organization (IVAO).

São esperados cerca de 80 participantes que terão a oportunidade de se aprofundar no mundo do controle aéreo, em um cenário virtual que simula o atual aeroporto do RIOgaleão, e em um simulador de voo de um Boeing 737, além de participar de palestras e sorteios. Para participar da simulação na IVAO é necessário um computador ou laptop com capacidade para rodar softwares especiais como o Flight Simulator, X-Plane ou Prepar3D, além dos softwares da Organização necessários para conexão.

Além do encontro que ocorre no aeroporto, a IVAO Brasil também realizará um Real Flight Event das operações do RIOgaleão, que é uma simulação virtual com todas as posições ocupadas por controladores de voo e com as escalas de voo disponíveis no momento. O público de todo o mundo também poderá participar da exibição e realizar voos para o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro se conectando via internet. “O encontro representa, para nós, a oportunidade de mostrar a pessoas comuns como funciona a rotina de trabalho no nosso Centro de Operações, além de despertar o interesse de mais gente em participar desse universo”, afirma Herlichy Bastos, diretor de operações da concessionária que administra o aeroporto.

A IVAO foi fundada em 1998 com o objetivo de oferecer uma plataforma online para amantes da aviação, apresentando um ambiente realista para simulação tanto de voo, quanto de controle aéreo – tudo simultaneamente. Atualmente, a IVAO Internacional possui mais de 187 mil usuários cadastrados – só no Brasil são mais de 22 mil – e 61 divisões ativas (geralmente atreladas a países). “Nossa intenção é prover qualidade em um formato de simulação que seja possível tanto para o entusiasta interessado apenas em se divertir, quanto para o estudante de aviação ou controle que queira iniciar seus estudos ou aperfeiçoar o conhecimento”, explica Rafael Moreira, coordenador de relações públicas da divisão brasileira.

A International Virtual Aviation Organization Internacional já realizou eventos de demonstração pública na Alemanha (Frankfurt e Munique), Áustria (Salzburgo, no Hangar da Redbull), Hungria (Budapest Aeropark), Itália (Verona Expo), Bélgica (Bruxelas) e Dinamarca (Roskilde Airshow), entre outros países.

Serviço
Evento de Demonstração Pública da International Virtual Aviation Organization Brasil (IVAO)
Local: Salão Nobre do RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim
Endereço: Av. Vinte de Janeiro, s/nº – em frente à Administração
Horário: 10h às 16h