Rússia e China irão construir uma nova aeronave widebody.

UAC COMAC China Russia Widebody

No último dia 25, durante visita oficial à China, o presidente russo Vladimir Putin assinou diversos documentos para um programa de construção de uma nova aeronave de passageiros de fuselagem larga (wide-body) e de longo alcance, que concorrerá diretamente com o americano Boeing 787 e o europeu Airbus A350.

Em particular, o acordo assinado entre a Federação Russa e o Governo da República Popular da China visa à cooperação para uma joint-venture com desenvolvimento, fabricação, comercialização e suporte pós-vendas para a aeronave wide-body de longe alcance.

O projeto implementado pelos dois governos pode também desenvolver uma nova família de aeronaves da categoria.  O projeto será dividido igualmente entre a United Aircraft Corporation (UAC) da Rússia – que controla as fabricantes Beriev, Irkut, Sukhoi, MiG, Tupolev e Yakovlev – e a chinesa COMAC que recentemente lançou o seu primeiro avião regional, o ARJ-21.

“A assinatura desses documentos reforça o futuro desenvolvimento e fortalece as relações entre os fabricantes de aeronaves da China e da Rússia. Esse evento abre novas oportunidades para a criação de uma aeronave wide-body que seja competitiva e com sucesso comercial no mercado global.” afirmou Yury Slyusar, presidente da UAC.

A primeira arte conceito da aeronave foi publicada pela UAC em seu Facebook, porém o modelo ainda não tem nome definido, tampouco especificações e uma data prevista para lançamento.

Vladimir Putin Presidente Russia China Xi Jinping

Presidente russo Vladimir Putin firma contrato sobre a aeronave com o seu equivalente chinês, Xi Jinping.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.