Rússia envia IL-76 para combater incêndios no Chile; avião passa pelo Brasil.

IL-76TD é a variante do reconhecido cargueiro tático russo, equipada com equipamento para combate ao incêndio. | Foto: Aktug Ates

Está a caminho do Chile o avião Ilyushin IL-76 do Ministério de Emergência da Federação Russa. A aeronave irá fazer paradas no Marrocos, Cabo Verde e no Brasil até chegar em Santiago.

Com uma ordem direta do governo da Rússia, após um pedido feito pelo governo chileno, o Ministério de Emergência, Defesa Civil e Eliminação da Consequência de Desastres Naturais da Rússia (MChS) enviou um avião Ilyushin IL-76TD para o Chile.

O país sul-americano sofre com diversos incêndios florestais em mais de seis zonas, incluindo Valparaíso e a capital Santiago. Na quarta o Boeing 747 SuperTanker chegou ao Chile para ajudar no combate ao fogo.

O Ilyushin IL-76TD do MChS irá fazer um voo transcontinental de 15 mil quilômetros, de Moscou a Santiago. O avião irá cruzar o espaço aéreo de 16 países, como Bielorrússia, Áustria, Itália, França e Espanha.

A aeronave fará escalas no Marrocos, Cabo Verde e no Brasil, onde tem pouso previsto para amanhã, dia 29, às 19h30 no Aeroporto de Recife, e decolando para Santiago do Chile às 21h10 (horários locais).

Equipado com sistema VAP-2 de lançamento de água, o IL-76TD é capaz de despejar mais de 42 toneladas de água. Com esse poder, o Ilyushin cria uma “linha d’agua” com comprimento de 800 metros e largura de 60 metros, totalizando 50 mil metros quadrados.

O avião em específico enviado para o Chile é batizado em nome do piloto soviético Slepnyov Mavriky Trofimovish, que comandou a operação de resgate do SS Chelyuskin em 1934, e foi condecorado como herói soviético.

É possível acompanhar a aeronave de matrícula RA-76841 pelo FlightRadar24h clicando neste link.
Pela Assessoria de Imprensa do Ministério de Emergências da Federação Russa.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.