SAAB apresenta oficialmente o primeiro Gripen E.

Gripen E NG

A companhia de defesa e segurança Sueca, a SAAB revelou o Gripen E, a primeira versão da família Gripen NG. Dentre as novas capacidades do Gripen E, está presente uma melhoria significante de aviônicos, capacidade de levar mais armamento e maior alcance, tudo isso graças ao novo motor.

O Gripen E é equipado com um sensor altamente sofisticado e integrado, incluindo um radar AESA – Radar de Varredura Eletrônica Ativa, Sistema Infravermelho de Busca e Rastreamento – IRST, suíte de guerra eletrônica (EW) e tecnologia datalink que permite troca de informações eletrônicas entre outras aeronaves Gripen e até uma aeronave como o Embraer R-99.

Na cerimônia realizada nesta Quarta em Linköping na Suécia, mais de 500 convidados estiveram presentes na apresentação do Gripen E. Dentre eles estavam o Ministro de Defesa Sueco, Peter Hultqvist, Comandante da Força Aérea Sueca, Major-General Mats Helgesson, e representando o Brasil, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato .

“As nações precisam de defesas aéreas modernas para garantir a soberania nacional. Ao mesmo tempo, o investimento nisso precisa ser razoável em relação a outras demandas sociais. Com isso, a SAAB desenvolveu e produziu métodos para o Gripen E aumentar tanto a capacidade e reduzir custos.” disse Håkan Buskhe, Presidente e CEO da SAAB.

Em 2019, as entregas do Gripen da nova geração irão começar para a Suécia que possui 70 unidades encomendadas da versão E de um lugar, e também para o Brasil com 28 encomendas para a versão E e 8 encomendas para a versão F de dois lugares.

Confira abaixo o vídeo e galeria de imagens da apresentação:

 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

Um Comentário:

  1. Espero pra ver pessoalmente ,um dia,!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *