Saab apresenta torre de controle remota durante o IBAS 2017.

A Saab, empresa de defesa e segurança, expõe sua alta tecnologia voltada à gestão de tráfego aéreo durante o International Brazil Air Show – IBAS 2017. Além de apresentar soluções de vigilância compartilhada de superfície, já em uso no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, a companhia terá em seu estande, um simulador de sua Torre de Controle Remota e participará de dois painéis do Seminário Wings of Change da IATA. O evento ocorre entre os dias 29 e 31 de março, no aeroporto RIOgaleão, no Rio de Janeiro (RJ).




“O crescimento da atividade de transporte aéreo na América Latina ao longo da última década evidenciou a necessidade de melhoria da infraestrutura aeronáutica e aeroportuária”, explica Sergio Martins, diretor da divisão de Gestão de Tráfego Aéreo (ATM) da Saab. “Mecanismos e soluções que possam tornar os procedimentos de tráfego aéreo mais eficientes são fundamentais para aumentar a qualidade dos serviços prestados e, principalmente, a segurança dos usuários e dos profissionais que atuam no transporte aéreo”, complementa.

Pela primeira vez no Basil, gestores aeroportuários e controladores de voo terão acesso ao simulador da Torre de Controle Remota da Saab, para conhecer todos os benefícios da solução, entre os quais destaca-se a redução dos custos associados à implantação e manutenção do serviço de controle de tráfego aéreo em aeroportos regionais. A Saab é a única empresa no mundo a ter implantado uma Torre de Controle Remota, certificada e em regime operacional, situada no Centro de Torre Remota de Sundsvall, na Suécia.

Os visitantes também poderão conhecer sistemas de vigilância cooperativa como a multilateração e o ADS-B, bem como sistemas de suporte ao modelo operacional A-CDM (Airport Collaborative Decision Making), como o software Aerobahn Surface Manager da Saab, já em uso no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. O modelo operacional A-CDM tem sido adotado, com grande sucesso, nos aeroportos mais movimentados do mundo, como mecanismo de aperfeiçoamento da gestão das operações em solo, proporcionando importantes resultados na redução do consumo de combustível e da emissão de CO2, bem como no aumento dos níveis de pontualidade e previsibilidade das operações aeroportuárias.

Durante os painéis do Seminário Wings of Change da IATA, Sergio Martins, apresentará palestras, no Workshop de Operações e Passageiros, sobre o modelo operacional A-CDM, que tem como ponto central a cultura de tomada de decisão compartilhada; e sobre as soluções da Saab nas áreas de Vigilância Cooperativa e Torre de Controle Remota, no Workshop ATC.

Estande Saab:

Rua M, estande 11

Workshop de Operações e Passageiros – Painel 2

Como orquestrar em um ambiente complexo diferentes atores de forma sistemática, garantindo a execução exitosa da operação diária e ainda implementar projetos complexos garantindo o dia-a-dia do negócio?

Hora: das 15h às 16h

Local: Área interna, terminal 1, área de seminário 1

 

Workshop ATC – Controle de Tráfego Aéreo

Controle de tráfego aéreo na próxima década: tendências e inovações para o futuro

Hora: das 16h às 17h

Local: Área interna, terminal 1, área de seminário 1

 
Informações pela Assessoria de Imprensa da SAAB. 
 

André Le Senechal

Pesquisador apaixonado, piloto privado. Aluno de Aviação Civil na Anhembi Morumbi. Respira o ar do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Assíduo praticante de Plane Spotting e Simuladores de voo.