Saiba como é voar com a companhia peruana TACA.

capataca

O Peru tem sido um destino cada vez mais procurado pelos brasileiros. O conteúdo cultural do país é impressionante e vai desde a tradicional região de Cusco, antiga capital do império Inca; Machu Picchu, que foi recém eleita uma das novas maravilhas do mundo; a gastronomia altamente premiada, de misturas que somente os peruanos sabem fazer e que encantam o paladar de todo o mundo; sem falar das misteriosas Linhas de Nazca, e muito mais. Sou suspeito para falar, pois tudo me agradou.

Para chegar lá, existem várias opções, dentre elas a TACA, empresa peruana que pertence ao grupo da AVIANCA. Na verdade, quando você embarcar com a gente através das fotos abaixo, vai notar que a empresa segue 100% do padrão Avianca. O voo é diário e parte de Guarulhos às 7h10 da manhã, chegando a Lima às 10h30, em cerca de 5h20 de voo – lembrando que Lima possui um fuso de -5 horas com relação a Londres (3 horas a menos do que o Brasil na época do horário de verão). A aeronave que opera a rota é o Airbus A321, de um corredor e com três assentos de cada lado.

O serviço prestado pela Avianca-Taca agrada bastante e os mais observadores percebem que a empresa se preocupa com os detalhes, como a atenção dos comissários em ajudar na localização dos assentos e na acomodação dos passageiros (aliás, uma característica muito bacana do povo peruano é sua simpatia e a vontade de aproximar para ajudar, fiquei um mês no Peru e tive um excelente tratamento). O tema da Avianca tocando ao fundo é apenas mais um detalhe, mas a música é agradável também.

 

Na volta pegamos uma aeronave mais moderna do que na ida e já no padrão Avianca. Com bancos de couro, sistema de entretenimento individual (com filmes super novos) e um bom espaço para as pernas, Mesmo se você tem 1,90 de altura, internamente a Avianca se destaca. Já fiz esse trecho em outra empresa aérea e me senti um pouco apertado. No avião da volta, as luzes do interior mudavam de cor ao longo do voo. Veja esse detalhe nas fotos que fiz.

A bordo você é servido com um café da manhã na ida e um jantar na volta (o voo de retorno sai de Lima às 21h30, hora peruana). A comida é normal, mas faz a diferença, já que o voo é longo e você chegam em Lima somente após o horário do almoço.

 

Como comentei rapidamente acima, a empresa oferece um sistema de entretenimento a bordo muito completo e esse é um grande diferencial da Avianca. Eu já havia voado com a empresa no passado e vejo que ela ainda tem a preocupação de disponibilizar lançamentos que ainda estão nos cinemas do Brasil. Além dos tantos canais de música disponíveis. Enfim, um bom sistema de entretenimento de bordo, de classe mundial. Eu diria que o melhor dentre as empresas latino-americanas.

A revista de bordo é interessante também, aliás, tá aí uma coisa que eu acho que todos deveriam se preocupar quando estiverem a bordo de uma aeronave: leia, ou apenas folheie, sua revista de bordo, você vai achar coisas interessantes. Sempre fiz isso e sempre me informei sobre assuntos muito diferentes e curiosos, coisas pra se comentar nos bate-papos com amigos.

Nessa edição, havia uma matéria sobre vinhos muito legal, explicando sobre cada uma das uvas e as combinações; confesso que não me lembro de ter visto uma matéria tão didática com foco nos leigos e entusiastas de vinhos. Outra notícia interessante (pra mim, que sou fanático por aviação), foi a da introdução do 787 na malha da empresa.

Gostei!

Flight report por Carlos Roman, editor AEROIN.net

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.
  • Muito legal!

  • Natan Negreiros

    Excelente relato. A TACA, na verdade, não é peruana, mas salvadorenha e tinha uma de suas filiais no país até sua fusão com a Avianca.

    • Carlos Ferreira

      Olá Natan, a TACA Peru é peruana. Inclusive possui registro nos órgãos de comércio peruanos sob o número 20348858182
      Abraços

  • Ja fui de Taca. Realmente eh boa!!

  • fernando

    ótimo relato. da vontade de viajar a Lima etc

  • Sandra Fortes

    Maravilha, vou usar esta empresa e estava curiosa!!!