Samsung Galaxy Note 7 é banido de todos os voos nos Estados Unidos.

galaxy-note-7-faa-ban-laxO Departamento de Transporte dos EUA, a FAA (Administração Federal de Aviação) e a PHMSA (Administração de Segurança de Materiais Perigosos e Oleodutos), emitiram uma ordem de emergência para banir todos os aparelhos Samsung Galaxy Note 7 de qualquer transporte aéreo nos Estados Unidos. Pessoas que possuem ou portam um Note 7 não podem transportar o aparelho em sua bagagem pessoal, de mão (carry-on) ou despachada, em voos partindo, chegando ou passando pelos EUA.

A proibição é para todos os Galaxy Note 7, sejam os vendidos antes ou depois da suposta resolução que a Samsung anunciou no mês passado. O aparelho também não pode ser enviado como carga aérea, afetando diretamente companhias cargueiras como a FeDex, UPS e Cargolux; e, logo, o plano de recall mundial da Samsung também fica restrito. O banimento começa a valer a partir da meia-noite de Sábado, dia 15 de Outubro, no horário de Washington D.C. (GMT -4h).

“Nós reconhecemos que banir esses celulares de companhias aéreas será incoveniente para alguns passageiros, porém a segurança a bordo da aeronave deve ser prioridade” disse o Secretário de Transport, Anthony Foxx, que complementou: “Nós estamos tomando essa medida adicional porque um incêndio em voo pode causar ferimentos graves e colocar várias vidas em risco.”

A medida veio logo após um Note 7 pegar fogo momentos antes da decolagem em um voo da Southwest. O modelo era uma versão que foi vendida após uma suposta resolução do problema por parte da Samsung. A medida da FAA afeta as companhias aéreas brasileiras com voos para o EUA, e é esperado que a medida seja seguida pela ANAC.

 

O que os passageiros devem saber

  • Se algum passageiro tentar viajar por meio aéreo com o seu Samsung Galaxy Note 7, o celular pode ser confiscado e o passageiro multado.
  • Passageiros que não cumprirem a ordem de banimento escondendo o Note 7 na bagagem despachada está aumentando o risco de um acidente catastrófico. Qualquer pessoa que violar o banimento está sujeita a processo criminal além de multas.
  • Os passageiros que atualmente estão em viagem com o seu Note 7 deverão contactar imediatamente a Samsung ou sua operadora para maiores informações de como fazer a devolução dos seus aparelhos e conseguir um reembolso. A Samsung está guiando os seus usuários de como prosseguir nessa situação pelo site  http://www.samsung.com/us/note7recall/ ou pelo telefone (EUA) +1 (844) 365-6197.
  • Se algum membro da companhia aérea observar antes do embarque que um passageiro está em posse de um Note 7, o mesmo deverá negar seu embarque a não ser ou até que o passageiro dispense seu celular.
  • Se algum tripulante identificar em voo que o passageiro está com o Note 7, o tripulante deverá instruir o passageiro a desligar, não utilizar, não carregar o aparelho e desabilitar qualquer função que ligue o celular, como por exemplo a função despertador. Além disso o passageiro deverá manter o celular consigo, sendo proibido colocar no compartimento superior de bagagem, no bolso do banco da frente ou em qualquer bagagem durante o voo.

Informações pelo Departamento de Transporte dos EUA, traduzido e adaptado por Carlos Martins. 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.