Airbus A350 é flagrado com as cores da Azul na cauda.

Foto: Clément Alloing

Foi flagrado hoje em Toulouse o Airbus A350 de número de série 112 (MSN112) e matrícula PR-AJE, ostentando em seu estabilizador vertical a pintura da Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Esta é a segunda aeronave que a companhia receberia de sua encomenda de três unidades do modelo.

Porém, como informamos anteriormente, não há confirmação do recebimento dos A350 XWB pela empresa brasileira, e nem mesmo para quais companhias eles seriam remanejados se realmente não vierem para a Azul. Inicialmente seriam cinco unidades, mas duas entregas serão assumidas pela chinesa HNA para a aérea Hong Kong Airlines.

Apesar da “cauda” pintada nas cores da companhia, a aeronave não passou pelo hangar de pintura da Airbus. Isso porque, assim como ocorrido com os winglets do A350 PR-AJB (MSN98), que também apresentam as cores da Azul, o estabilizador vertical é mais um componente pintado a parte da fuselagem. Ou seja, já foi pintado antecipadamente, enquanto ainda estava confirmada a entrega da aeronave para a operadora brasileira.

Ambos os exemplares MSN98 e MSN112 permanecem no pátio da planta da Airbus em Toulouse. Continuaremos acompanhando a movimentação deles e divulgaremos aqui qualquer alteração ou novidade.

Entramos em contato com a Azul, no entanto a empresa encontra-se em quiet period por conta do processo de abertura de capital na Bolsa e não pode se pronunciar sobre o plano estratégico até que o processo esteja concluído.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.