Semana da Asa na Base Aérea de Florianópolis 2012

IMG_9215

por Lucas Tavares

No último dia 14, a Base Aérea de Florianópolis – BAFL, promoveu o tradicional “Portões Abertos“, Cerca de 35 mil pessoas compareceram no evento, que é aberto à comunidade e faz parte das comemorações alusivas à Semana da Asa.

Realizada desde os anos 40, a Semana da Asa relembra o primeiro voo de Santos Dumont, realizado no dia 23 de outubro de 1906.

Entre as atrações programadas, destacou-se a presença do Esquadrão do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, popularmente conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”. O evento também contou com a passagem baixa de aeronaves durante o dia, paraquedismo, apresentação da banda de música da Base Aérea de Florianópolis, entre outras atrações. Além disso, o evento contou com praça de alimentação, área de recreação para as crianças, entre outras atividades.

Confira abaixo as fotos desse grande evento, que ocorreu na casa do Esquadrão Phoenix da Força Aérea Brasileira, que completou 30 anos em 2012.

 

 

Sobre o Esquadrão Phoenix (fonte: FAB)

Com a marca de 60 mil horas voadas, o Esquadrão Phoenix (2º/7º GAv) completou 30 anos de existência. Ativado em 15 de fevereiro de 1982 para vigiar mais efetivamente a porção sul das águas territoriais brasileiras, o Esquadrão é uma das quatro unidades aéreas da Aviação de Patrulha da Força Aérea Brasileira (FAB). Responsável pela Patrulha Marítima no litoral Sul, o Phoenix trabalha em cooperação operacional com a Marinha do Brasil, ajudando na localização de pessoas, aeronaves e embarcações em emergência no mar e fazendo a vigilância do Atlântico Sul contra embarcações que estejam poluindo ou pescando ilegalmente.

Para o cumprimento dessas missões, utiliza a aeronave P-95B Bandeirante Patrulha, da EMBRAER, que dispõe de um moderno radar de busca de superfície. O voos do 2º/7º GAv muitas vezes buscavam salvar vidas de pessoas desaparecidas no mar, como o caso das jovens que foram encontradas nas proximidades da Ilha do Arvoredo, três dias depois de se perderam durante a prática de windsurf, nas operações Arca de Noé, na enchente que assolou o Estado, em 1983, e, mais recentemente, na Operação Santa Catarina, em 2008, e também na localização de embarcações que ficaram à deriva nos mares do Sul.

Em 2011, o Phoenix recebeu da Marinha do Brasil o “Prêmio Contato – CNTM II FORÇA AÉREA”, destinado ao esquadrão da FAB que fez o maior número de contatos para o Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo (COMCONTRAM) dentro da área de responsabilidade SAR brasileira, entre 1º de maio de 2010 a 30 de abril de 2011. O COMCONTRAM tem como tarefa acompanhar o tráfego marítimo na área marítima SAR de responsabilidade do Brasil, a fim de contribuir para a segurança e atender aos compromissos internacionais assumidos pelo País no que diz respeito ao Controle Naval do Tráfego Marítimo (CNTM).

Comente