Visitamos a sede da SETE Linhas Aéreas em Goiânia

setecapa

No dia 21 de Julho, a Sete Linhas Aéreas recebeu a equipe do AEROIN em suas instalações para uma agradável conversa, fomos acompanhados pelo Gerente de Marketing Diogo Vilella, que nos contou cada detalhe da operação da empresa desde sua criação até os dias atuais.

Texto e Fotos: Ícaro Roberto e João Pedro Pullig

 

A SETE iniciou suas operações com o fretamento executivo (Taxi Aéreo) em 1976. Tendo sido fundada pelo Cmte. Rolim Amaro, a pequena taxi aéreo foi vendida no ano de 1980 para o Cmte. Luiz Vilella, atual presidente da empresa. Ocupando uma área de 55.000m² no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, a empresa possui uma das maiores e melhores estruturas físicas em seu segmento, contando com três hangares e uma sede administrativa no entorno do aeroporto. Ao todo são 334 colaboradores trabalhando na empresa.

hangar

comeo Cpiade01 Presidente – Cmte. Luiz Vilella (direita da foto) e Vice Presidente – Cmte. Eriston Macedo (esquerda da foto)

02 04

A SETE é uma empresa que busca cada vez mais incrementar sua operação no mercado regional, ligando o interior dos estados às capitais e preocupando-se em atender uma população que as grandes empresas não têm interesse, a maioria das rotas que a empresa opera estão situadas no estado do Pará.

A região norte é onde se encontra a maior parte da sua demanda de mercado. A malha aérea conta 18 destinos, confira abaixo o mapa de rotas, válido a partir de 16 de Agosto de 2012. Além das rotas apresentadas, outras quatro cidades goianas devem ser atendidas pela empresa no curto prazo, as quais serão oportunamente divulgadas.

A Sete também foi pauta do Jornal Estado de São Paulo na qual o diretor comercial fala sobre o estado da empresa no mercado, abaixo segue o trecho da matéria publicada no jornal:

Com base em Goiânia, a Sete Linhas Aéreas, que usa aviões iguais aos que a NHT quer comprar, também pretende adquirir aeronaves de maior porte. No entanto, a empresa – há oito anos operando voos regulares – tem planos mais modestos. Pretende manter o ritmo atual de crescimento e adicionar uma aeronave por ano à sua frota.

“Somos uma empresa extremamente pé no chão. É preciso investir em metodologia interna. Quem tenta viver na base do instinto não prospera. Essa é a razão de muitas fracassaram ao longo todo tempo”, diz o diretor comercial da Sete, Decio Assis.

mapa_de_rotasneww

Desde 2009 a empresa vem colocando em prática um arrojado plano de expansão. Naquele ano, acrescentou o LET-410 UVP-E20 em sua malha – a primeira aeronave foi registrada com o prefixo PR-CRA. O bimotor operou por um ano e serviu como um trampolim para o crescimento da companhia, operando as rotas de Goiânia para Brasília, Minaçu (GO) para Gurupi (TO) e e Redenção (PA).

Em 10 anos de existência, a SETE LINHAS AÉREAS operou três modelos de aeronaves: LET-410 UVP, Embraer 120 Brasília e os Cessna Caravan. Durante esse período, a empresa já vinha negociando a aquisição de um Embraer EMB-120 Brasília com objetivo de aumentar a capacidade de passageiros e sua autonomia de voo. Em 2010, os LET foram transferidos para outra empresa regional e os Brasílias assumiam a maior parte das operações da companhia aérea. O primeiro a ser recebido foi o PR-STE, que seria responsável pela inauguração da rota entre Goiânia e Belém, no Pará, com escalas em Palmas (TO), Araguaína (TO), Marabá (PA) e Altamira (PA). O voo decolava de Goiânia às 06h15, chegando à capital paraense às 13h45. A volta tinha chegada em Goiânia às 20h35 locais.

Em Outubro de 2011 foi recebido o segundo Embraer 120, de prefixo PR-TUH (hoje PR-STI), que atualmente está fixo na rota Goiânia para Palmas (TO), Marabá (PA), Altamira (PA), Belém (PA). Atualmente a Sete conta com uma frota de sete aeronaves sendo elas: PR-STE – EMBRAER 120ER Brasília PR-STI – EMBRAER 120RT Brasília PT-MEG – CESSNA C-208B Grand Caravan PT-MEH – CESSNA C-208B Grand Caravan PT-MEI – CESSNA C-208B Grand Caravan PT-MEK – CESSNA C-208B Grand Caravan PT-MEL – CESSNA C-208B Grand Caravan

5953020014_7a8bfc6ce7_o

Foto Let-410 – Sandro Bandeira Colaço

PRSTI

Embraer 120 “Brasília”

PainelSTI

Embraer 120 “Brasília”

INTERIORSTI

 Embraer 120 “Brasília”

 

A empresa conta conta três hangares, no qual o hangar I, localizado na área CENTRAL do aeroporto, está sediada a divisão de manutenção, engenharia e suprimento da Sete.

CARAVAN IMG_2240

O hangar II, localizado na área SUL do aeroporto, é destinado a hangaragem e atendimentos de rampa às aeronaves da empresa e terceiros.

 

O hangar III onde é estacionadas as aeronaves da Sete Taxi Aéreo e da Sete Linhas Aéreas. No patio ao lado do hangar III  pode se ver dois Embraer EMB-120 Brasília PP-ISC e PR-MDP, que por quase um ano ficou parado no pátio, alguns sites chegaram até divulgar que os Bi-motores eram da empresa, mas segundo Diogo Vilella os aviões estão no pátio da empresa a caráter de manutenção e que os dois são de terceiros, mas ele não descarta o interesse em negociá-los

01 airminas IMG_2235

Alem do serviço de Linhas Aéreas a SETE conta também com Taxi Aéreo que desempenha um serviço diferenciado, o serviço aeromedico funciona exatamente igual a um hospital, oito aeronaves da empresa de taxi aéreo são homologadas para esse serviço sendo um bi-motor Seneca III, cinco Mitsubish Marquise e um Learjet 35A.

Para que os voos aconteçam é necessário que a equipe medica da SETE faça um diagnostico do quadro clinico do paciente que deve estar estabilizado no hospital de origem, após feita a checagem a empresa monta a aeronave com equipamentos direcionados para a necessidade de cada paciente juntamente com um medico da mesma aérea.

 

 

interiorLHT PainelLHT PTLHT 03 PRSDT

Executando um atendimento com segurança e responsabilidade, em junho de 2012 o serviço aeromedico foi responsável por transportar o paciente Pedro Leonardo, filho do cantor Leonardo, o transporte foi feito no Learjet de prefixo PT-LHT, no transporte a empresa fez um vídeo de homenagem e apoio a Pedro.

 

 

Agradecemos especialmente à secretaria Lidiane Silva, Decio Assis, Cmte Erinho, Diogo Vilella e à toda a equipe da SETE LINHAS AÉREAS.

Não deixe de visitar as paginas da Sete Linhas Aéreas e Sete Taxi Aéreo e redes sociais www.facebook.com/SeteLinhasAereasOficial http://twitter.com/voe_sete www.setetaxiaereo.com.br/ www.voesete.com.br/