SINGAPORE apresenta novo menu do voo do Brasil e nós fomos lá provar.

20151218_132438

Assim como o serviço de bordo, a gastronomia da Singapore Airlines também é reconhecida e premiada mundialmente e é tida como um grande diferencial da companhia, que tem sido recorrentemente eleita uma das melhores empresas de transporte aéreo do mundo nos últimos anos.

Altamente requintadas e criativas, as refeições servidas a bordo são criadas pelo International Culinary Panel (ICP), da Singapore Airlines. O ICP é um grupo de chefs de renome internacional que auxiliam no design dos menus que serão servidos a bordo e conta com nomes de peso no cenário gastronômico mundial, como o francês George Blanc, o nova-iorquino Alfred Portale e o milanês Carlo Cracco, entre outros.

Desde que inaugurou seus voos na rota Singapura – Barcelona – São Paulo, em 28 de Março de 2011, os brasileiros também têm provado dessa excelência. A convite da Singapore, estivemos na fábrica da Gate Gourmet, em Guarulhos, para experimentar o novo menu da rota entre São Paulo e Barcelona.

 

O QUE VOCÊ VAI DEGUSTAR EM SEU VOO DO BRASIL PARA BARCELONA

Cada classe de serviço tem um menu à sua disposição. Mas seja qual for a classe de sua viagem, você será muito bem alimentado.

Nós provamos um pouco de cada e também ficamos sabendo de uma série de curiosidades sobre a preparação dos pratos, as quais compartilhamos com todos vocês.

 

 

PRIMEIRA CLASSE

As refeições são servidas em finas peças de louça criadas pela tradicional marca inglesa Weggwood. Com estilo clássico e elegante, a louça deixa a experiência de voar com aquele toque clássico.

Os pratos são montados seguindo as diversas influências internacionais, contando também com toques regionais, de acordo com cada rota da empresa. Além disso, o passageiro tem a opção de escolher o momento em que sua refeição será servida.

A refeição conta com, pelo menos, 3 etapas: a entrada, o prato principal e a sobremesa. Para acompanhar a refeição são servidas bebidas, como sucos, coquetéis, vinhos e dois dos melhores champagnes do mundo: o exclusivo Dom Perignon e o Krug. Após a refeição, queijos finos e frutas para completar.

Destaque também para os seis rótulos de “Grand Cru: Red Burgundy”, que oferecem excelente qualidade de vinhos provenientes da tradicional região francesa da Borgonha, conhecida pela excelência de suas bebidas. A Singapore é a única empresa a oferecer os vinhos tintos “Grand Cru” a bordo.

 

CLASSE EXECUTIVA

Assim como na Primeira Classe, o passageiro escolhe o que quer comer a partir de um menu especial. As refeições são servidas com as mesmas etapas e também nas louças da Wegwood. Para acompanhar, o passageiro tem à disposição uma seleção de vinhos, sucos e outras bebidas.

Ao final da refeição, escolhe entre um dos diversos cafés premium como o Brazil Santo Bourbon, Colombian Supreme e o Kenyan AA. Os apreciadores de chás podem desfrutar de uma fina seleção, que inclui Earl Grey, chá verde japonês, chá oolong chinês e o Masala chai (chá indiano).

Entre as refeições, é possível pedir, a qualquer momento, lanches variados  ou frutas frescas.

 

 

CLASSE ECONÔMICA

A Singapore Airlines foi a primeira companhia aérea a oferecer aos passageiros da Classe Econômica a possibilidade de escolher entre opções de prato principal, há muitos anos atrás. Esse DNA inovador permanece na companhia até os dias atuais.

Os passageiros escolhem sua refeição a partir de uma seleção de pratos locais e internacionais. Para acompanhar, há opções de vinho tinto ou branco selecionados por consultores de vinho internacionalmente reconhecidos.

Os apreciadores de café podem escolher desde um café espresso até um capuccino e os apreciadores de chás podem desfrutar de uma fina seleção de chás, que inclui Earl Grey, chá verde japonês, chá oolong chinês e o Masala chai (chá indiano) em nossas rotas selecionadas.

Não deixe de provar o clássico sorvete da Singapore Airlines. O chocolate servido a bordo, para adocicar a viagem dos passageiros, é produzido pela própria Singapore.

 

CÂMARA DE SABOR (Você já ouviu falar nisso?)

Durante o voo, as pessoas tendem a perder 40% da sensibilidade do paladar.

No momento de criar e preparar os pratos, é preciso levar em consideração esse fator para ajustar o tempero da comida. Para garantir a qualidade e o sabor, a Singapore possui uma câmara que simula a pressurização, a umidade e as condições do voo. Assim, testa as refeições nas mesmas condições em que os passageiros estarão no avião.

 

 

REFEIÇÕES ESPECIAIS

Sim, além de toda a sofisticação do menu padrão, ainda há possibilidade de pedir pratos especiais. Para passageiros com exigências dietéticas especiais, por razões médicas ou religiosas, a Singapore oferece uma seleção de refeições especiais. Nesse caso, seu pedido precisa ser feito, pelo menos, 24h antes do embarque.

Refeições especiais são pratos preparados somente para você. As refeições especiais são específicas para cada cabine e refletem o mesmo número de refeições disponíveis no  Menu à bordo do voo.

Existem inúmeras opções de comidas especiais, as quais podem ser vistas nesse link.

PLANOS PARA O FUTURO

Tendo transportado mundialmente 18,7 milhões de passageiros no ano-fiscal 2015, a empresa possui uma frota de 107 aeronaves de grande porte, das quais 19 são gigantes A380, de dois andares.

Até Março de 2016 a companhia espera estar operando com mais 3 jatos A350-900 da Airbus, os quais devem realizar os voos para São Paulo. Além desses, são esperados mais três A330-300 e dois Boeing 777-300ER para esse ano. As novas aeronaves vão substituir outras mais antigas da frota.

 

20151218_155640

 

A maior parte dos clientes da Singapore fazem suas viagens a negócios, de tal forma que a filosofia da empresa tem sido prover soluções para que o viajante chegue ao destino pronto para trabalhar, ou seja, descansado. Por isso, todo o investimento no serviço de bordo, que a mantém como a unica empresa do mundo que permanece no TOP 5 da SkyTrax por mais de 10 anos.

Como uma empresa muito ligada às tradições e que preza pelo relacionamento humano com seus clientes, a Singapore não muda o uniforme dos comissários há mais de 40 anos. Uma característica de seus comissários é o olhar no olho do cliente; eles não atendem de cima pra baixo, mas antes se abaixam ao nível do assento do clientes para conversar, sugerir e servir.

Cada comissário passa por 90 dias de treinamento onde, além da segurança do voo, também aprendem sobre harmonia dos vinhos com os alimentos, entre outros.

Fotos e informações: Bruno Sabbá / AEROIN

4 Comments:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *