Spotter Day do GRU Airport empolga spotters com fotos da pista e tour no pátio.

Os GRU Airport Spotters acordaram bem cedinho no último sábado (4) para aproveitar a 2ª edição do spotter day do maior aeroporto do país. O evento contou com a presença de 70 fotógrafos de aviação e teve como tema de fundo o aniversário de 32 anos do aeroporto.

A equipe de comunicação da GRU Airport pensou em cada detalhe. A recepção aos fotógrafos foi realizada no Mezanino do Terminal 1 com um café da manhã completo e um kit de boas vindas, contendo a camiseta oficial e um calendário do ano de 2017, totalmente ilustrado com imagens capturadas pelas lentes dos spotters. Um grande reconhecimento à prática da fotografia aeronáutica e uma conquista dos spotters.

 

Antes de seguir para a pista, uma pausa para o café da manhã.

 

Alimentados, os spotters foram credenciados, escaneados no raio-x (seguindo procedimentos normais de acesso à pista) e, então, conduzidos a uma área gramada, de fronte ao Pátio VIP de Guarulhos, onde ficam estacionados os “jatinhos”. Uma boa surpresa foi descobrir que o Embraer 190 da venezuelana Conviasa “dormira” ali no pátio VIP e decolaria pela manhã. Pode-se dizer que a aeronave não é rara de ser avistada em São Paulo, mas também não é muito comum, e os spotters se empolgaram com a aeronave diferente ali parada.

Ainda estava escuro, o Sol não havia dado as caras ainda, mas os spotters já estavam posicionados, enfileirados a não mais do que 100 metros da pista de pousos do aeroporto. Quando o dia começou a clarear, pousou um dos aviões mais esperados, o Boeing 747-8 da Lufthansa, o único jumbo que atualmente opera regularmente no GRU Airport.

 

O 747-8 da Lufthansa foi um dos mais esperados do dia.

 

 

A posição ao lado da pista e o tempo aberto contribuíram para a geração de mais de 50.000 lindas imagens do movimento do aeroporto. Como a lente é uma extensão dos olhos do fotógrafo e dado que cada um tem seu ponto de vista, podemos dizer, sem medo de errar, que foram feitas mais de cinquenta mil fotos diferentes.

 

Spotters esperam ansiosos pela saída do E-Jet da Conviasa.

 

Das 6h30 às 10h30, os spotters aproveitaram a melhor hora da luz do Sol para fazer belos registros, sob olhar igualmente empolgado da equipe de comunicação do aeroporto.

 

A equipe de Comunicação do GRU Airport foi a responsável pela organização do evento.

 

Antes de seguir para a segunda parte do spotter day, confira mais algumas das aeronaves clicadas pelos fotógrafos.

 

 

Por volta das 10h30, os spotters retornaram aos ônibus para a segunda parte do evento: o tour pelos pátios do aeroporto.

Durante o trajeto, os motoristas faziam paradas estratégicas para que os spotters pudessem registrar cada detalhe dos gigantes, com especial destaque para os wide-bodies das empresas estrangeiras. A cada nova parada, as portas eram abertas para garantir os melhores registros do passeio. Outras aeronaves que empolgaram a galera foram o Boeing 787-9 Dreamliner da American Airlines e o Airbus A350 da Latam, ambos estacionados no pátio 9.

 

 

O evento foi impecável do início ao fim.

Pelo cuidado que a equipe do aeroporto teve com os spotters ao pensar em cada pequeno detalhe para fazer daquele um dia memorável. E também pela civilidade dos spotters, que garantiram um clima de harmonia, dentro das regras de segurança colocadas.

Valeu a pena a curta noite de sono! Que venha o próximo!