Spotters Mineiros e Infraero realizam o 1º Spotter Day no Carlos Prates.

Carlos Prates

No dia 2 de Abril será realizado mais um Spotter Day em Belo Horizonte, desta vez no Aeroporto de Carlos Prates. O evento, mais uma vez, é fruto da parceria da Infraero com o Spotter Clube MG, que já realizou dois Spotters Days no Aeroporto da Pampulha, também na capital mineira.

O Aeroporto de Carlos Prates é um poló formador de aviadores por natureza, fundado em 1944 para atender o Aeroclube do Estado de Minas Gerais (ACEMG), hoje abriga 5 escolas de aviação, formando pilotos de helicóptero e avião, além de ter diversas oficinas de manutenção e até de construção de aviões ultraleves.

O tráfego é de maioria de aviação geral e de aeronaves a pistão, mas se engana quem acha que o aeroporto é parado, em levantamento na última década, o aeroporto já chegou a ter o segundo maior tráfego do país em movimentos por hora, atrás apenas de Congonhas. Tudo isso se deve pelo intenso tráfego de aeronaves em treinamento das escolas, somado com sua ótima localização na capital mineira.

Tanto tráfego fez com que os órgãos competentes limitassem a quatro aeronaves em treinamento simultaneamente no circuito do aeroporto, que é desafiador. A pista de 900m tem grandes barrancos em ambas as cabeceiras, além de vários prédios na cabeceira 27 e de constante turbulência na aproximação para 09.

O evento se dará no dia 2 de Abril, começando as 8h da manhã, e contará com acesso ao pátio e visita ao Aeroclube. Para se inscrever, preencha este formulário e acompanhe as novidades pela página do SpotterClubeMG.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.