Star Alliance está repleta de novidades nos aeroportos brasileiros.

As empresas aéreas membros da Star Alliance com operações no Brasil iniciaram 2017 com muitas novidades. Novas rotas, frequências, aeronaves e serviços já estão presentes ou em fase de implantação nos aeroportos nacionais.




A Avianca Brasil não para de ampliar a conectividade de sua malha aérea com as empresas membros da Star Alliance. No começo de março, a companhia implementou um voo diário do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – para Foz do Iguaçu, com aeronaves Airbus A320. Em maio, a rota ganhará uma segunda frequência e ainda será iniciado um voo diário do RIOgaleão para o destino paranaense. Neste mês de abril, a Avianca Brasil anunciou voos diretos de Guarulhos para Santiago do Chile e Miami.

A Avianca Holdings incorporou, também neste mês de abril, os modernos Airbus A330 à rota entre Rio de Janeiro e Bogotá. Com 252 assentos, as aeronaves já são utilizadas nos voos de Guarulhos para a capital colombiana e para Lima. Destaque para a classe executiva com 30 lugares e serviço de poltrona que se transforma em cama. As frequências do Rio para a capital peruana também tiveram oferta ampliada com a implementação do modelo A321, com capacidade para 194 passageiros.

Por sua vez, a Copa Airlines lançou mais um voo a partir de São Paulo e soma agora cinco saídas diárias com destino ao Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá. Quatro voos partem todas as madrugadas, garantindo horários de chegada mais convenientes especialmente para o público corporativo.

No dia 26 de março, a Lufthansa retomou a operação diária dos voos entre Rio de Janeiro e Frankfurt, até então com cinco frequências semanais. A rota conta com o ultramoderno Boeing 747-8 – considerado o segundo maior avião do mundo, com capacidade para 386 passageiros. E no dia 31 março, a Ethiopian Airlines estreou a quarta frequência semanal unindo Guarulhos ao aeroporto de Adis Abeba (ADD), na Etiópia, com Boeings 787.

Aliança conta com dois lounges exclusivos no Brasil: Em Guarulhos e no Galeão.

Março marcou também o início das operações da Air Canada entre São Paulo e Toronto com o Boeing 787-9, o maior modelo em operação da família Dreamliner. Em dezembro de 2016, a rotapassou a ter a classe Premium Economy, intermediária entre a executiva e a econômica.

Já a South African Airways estreou o novo Airbus A330-300, cumprindo a rota diária São Paulo-Johannesburg. A aeronave, com 249 assentos, destaca-se pela tecnologia de ponta, pelo melhor desempenho ambiental e por uma cabine superconfortável disponível aos passageiros.

Na United Airlines, que completa 25 anos de operações no Brasil, a novidade são os assentos Polaris na United Business Class, ergonomicamente desenvolvidos e que se convertem em uma cama 180 graus, de até 2,01 metros. Serão instalados mais de 60 mil assentos desse perfil em mais de 500 aeronaves. O ano também começou positivo para a Air China, que passou a operar a rota Guarulhos/Madrid/Pequim com o Boeing 787-9.

Por fim, a TAP Portugal disponibilizará, a partir de 10 de junho, cinco novos destinos aos brasileiros – Alicante e Las Palmas (Espanha), Budapeste (Hungria), Bucareste (Romênia) e Stuttgart (Alemanha), com conexões em Lisboa e/ou Porto.




A Star Alliance tem 12 empresas aéreas membros atuantes em aeroportos brasileiros, além da ANA (All Nippon Airways), com operações off-line no país. A partir de Guarulhos, a aliança – Air Canada, Air China, Avianca (Internacional), Avianca Brasil, Copa Airlines, Ethiopian Airlines, Lufthansa, South African Airways, SWISS, TAP, Turkish Airlines e United Airlines – conecta passageiros a 17 destinos em 15 países, sendo responsável por 41,8% do tráfego total de passageiros internacionais deste aeroporto. No Rio de Janeiro, seis empresas membros – Avianca (Internacional), Avianca Brasil, Copa Airlines, Lufthansa, TAP e United Airlines – mantêm voos para sete destinos em seis países.

“No contexto mundial, o Brasil tem um importante papel pela demanda de passageiros e como hub regional na América Latina, o que explica a atenção e os investimentos contínuos no aprimoramento de nossos serviços no país”, ressalta Ian Gillespie, diretor da Divisão Internacional da Avianca Brasil e porta-voz da rede no Brasil.

Em dezembro, a rede inaugurou uma espaçosa sala vip com600 metros quadrados e capacidade para 150 passageiros, localizada no nível 3 da nova área de embarque no Terminal 2 do RIOgaleão. No Brasil, possui ainda outro lounge, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, de 1.350 m² e capacidade para acomodar 295 pessoas.

Pela Assessoria de Imprensa da Star Alliance. 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

8 Comments:

  1. Osvaldo, a aliança que você respeita ❤️

  2. porque o a380 da emirates nao veio para o brasil hoje

  3. Copa tem 5 frequencias diarias pra GRU. ???

Comente