Sun ‘n Fun 2017 em imagens.

Fundada em 1974 sem fins lucrativos, a feira foi organizada pela divisão local da Associação de Pilotos e Aeronaves Experimentais (EAA), localizada no aeroporto municipal da cidade de Lakeland, na Flórida, à 50 minutos de Orlando.




Em 1975 o primeiro voo de fim de semana, chamado de Mid-Winter Sun’n Fun, foi realizado e estava limitado somente a pilotos, com um total de 365 aeronaves .

Sua missão era preservar e melhorar o futuro do voo através de eventos a nível internacional. A Sun’n Fun também opera um museu do ar e apoia a Academia Aeroespacial Central da Florida, e em abril de 2010 recebeu uma doação de US$ 7,5 milões da Aviation Education Foudation para a contrução do novo edifício da academia, localizado no própio aeródromo de Lakeland.

Durante todos esses anos de feira já se apresentaram em Sun’n Fun a Esquadrilha da Fumaça em 1997, os Thunderbirds, o caça invisível F-22 Raptor, os Blues Angels e a lenda da aviação Bob Hoover, que fez seu voo de aposentadoria com o inseparável Aerocommander no ano de 2010.

Este ano houve a participação especial da Patrouille de France, o time de demonstração da Armée de L’air, a Força Aérea Francesa. O time francês estava em tour pelos EUA pela primeira vez e é equipado com aviões Alpha-jet.

O esquadrão de demostração aérea da Marinha Americana (USN), os Blue Angels, realizaram uma série de apresentações nos cinco dias de feira com seus belíssimos F-18 Hornet, com um total de seis aeronaves que são divididas em dois grupos.

O primeiro grupo, composto por quatro aeronaves, apresenta formações em baixa velocidade. O segundo grupo, composto por duas aeronaves, apresenta manobras mais baixas e com velocidades perto da barreira do som. Durante a apresentação o esquadrão se une para formações que deixam os aviões muito próximos um do outro, até a menos de um metro!

Dias de muito sol e céu limpo foram propícios para muitas apresentações, como os North American T-6 da Aeroshell, além dos T-28 Trojan e o Vought F-4 Corsair.

Também tivemos o Heritage Flight, que é o voo histórico com os aviões P-51 Mustang, A-10 Thunderbolt e o F-16 da USAF.

Algumas aeronaves ficaram em exposição estática, como o cargueiro C-17 Globemaster e o reabastecedor KC-135 Stratotanker da USAF, o P-8 Poseidon e P-3 Orion da USN, e os clássicos da Segunda Guerra como o bombadeiro B-25 Mitchell e o caça Curtiss P-40 Warhawk, estes dois últimos que já foram usados pela FAB.

A Embraer esteve presente com seus jatos executivos Phenom 100 e 300. A Cirrus apresentou seu modelo a jato Vision Jet. Já a Epic Aircraft contava em seu estande com o turboélice E1000 que voa a 34 mil pés de altitude.

Com duração de cinco dias, a feira se encerra com uma linda apresentação noturna da equipe Aeroshell com seus iluminados T-6, além de um planador e, apara finalizar, uma super queima de fogos.

A Sun’n Fun ocorre todos os anos no mês de Abril em Lakeland, na Flórida. Uma ótima oportunidade para juntar a aviação com os passeios tradicionais nos parques temáticos de Orlando.

Viste o website: www.sun-n-fun.org

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

Comente