SWISS inaugura operação do Bombardier C Series no London City

CS100 taxia após primeiro pouso em London City. | Foto: Bombardier

O primeiro voo da Swiss International Air Lines (SWISS) com o Bombardier CS100 para o Aeroporto London City Airport chegou, vindo de Zurique, na Suíça, às 17h47 (hora local de Londres) na última terça, 8 de agosto. A aeronave inovadora CS100 vai operar voos regulares entre Zurique e London City. A SWISS também vai introduzir a aeronave Bombardier C Series na rota Genebra-Londres (Aeroporto London City) a partir do começo do verão europeu.




Treinamento extra de pilotos para o tipo de demanda especial

Com a pista curta e uma aproximação íngreme, o Aeroporto London City exige mais dos pilotos que precisam passar por treinamento especial para estas operações. “Nós preparamos nossos pilotos nos mínimos detalhes para que possam operar os novos voos com as aeronaves Bombardier C Series para o Aeroporto London City,” disse Peter Koch, responsável pela frota C Series da SWISS. “E estamos muito contentes que possamos agora oferecer todos os diferenciais do C Series, conforto a bordo e muito mais, nesta rota importante.”

Assim como o treinamento adicional dos pilotos, a aeronave também precisou ser certificada para realizar a aproximação íngreme que a rota para London City exige. O fabricante da aeronave, a Bombardier de Montreal, no Canadá, obteve a certificação em abril deste ano. “O C Series é a única aeronave comercial especialmente projetada para operação em aeroportos desafiadores”, disse Rob Dewar, Vice President do Programa da Aeronave C Series da Bombardier. “Estamos muito orgulhosos da performance, e parabenizamos a SWISS por seu primeiro voo comercial com o CS100 para o Aeroporto  London City.”

O operador do London City Airport também celebrou a chegada da aeronave. “O voo inaugural do Bombardier C Series da Swiss International Air Lines é um marco para o Aeroporto London City Airport, é um prazer dar as boas vindas aos passageiros e à tripulação de Zurique, depois de cinco anos de preparativos”, disse Richard Hill, CCO (Chief Commercial Officer) do Aeroporto London City. “Esta aeronave de última geração é uma das mais silenciosos na operação, com excelente eficiência no consumo de combustível e grande alcance, conferindo um novo padrão para as operações da SWISS no Aeroporto London City.”

Mais conforto, economia operacional e referência ambiental

A aeronave Bombardier C Series criou novas referências no que diz respeito ao conforto, economia operacional e sustentabilidade. Com a baixa emissão de ruídos, o C Series é também conhecido como “Whisperjet” (jato que sussurra, numa tradução literal). A SWISS está adquirindo os jatos C Series primeiramente para substituir os Avro RJs, que foram usados no início das operações para London City exatamente 25 anos atrás. O último voo comercial da SWISS com o Avro RJ100 de Zurique para London City será na próxima segunda, dia 14 de agosto.

Pela Assessoria de Imprensa da SWISS 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

Um Comentário:

  1. Claudio Lemes Louzada

    O tempo mostrará que essa aeronave nasceu para vencer, como aconteceu com o Airbus A320, muito criticado à época do lançamento. A Lufthansa (dona da Swiss) tem mais 60 opções de compra do modelo. Decolando do City com pista de somente 1.200m (ou 1.500m??) o CSeries tem o impressionante alcance de 4.070 Km. segundo informações do fabricante. Parabéns, a operação no City é uma marca histórica tanto para o aeroporto como para a Bombardier. Saudações,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *