TAAG é removida da lista negra da União Europeia.

TAAG Boeing 777

A TAAG Linhas Aéreas, companhia nacional de Angola, está autorizada a voar para a União Européia, e já avalia novas rotas para o velho continente.

“Com plena autorização da Agência Européia de Segurança de Aviação (EASA), nós temos a liberdade que nos permite voar para cidades europeias” afirmou o CEO Peter Hill.

No dia 8 de Junho, a TAAG anunciou que a EASA concedeu o status de Operador de País Terceiro (TCO), que é concedido as companhias não europeias que cumprem níveis de segurança mínimos para operar no continente.

A TAAG foi colocada na lista-negra da União Européia em Julho de 2007. Porém em 2009, durante um acordo entre as autoridades de aviação de Portugal e Angola, foi fechado um acordo para operar voos no país, em uma espécie de jogada fora da alçada da EASA.

“Nós gostaríamos de ir para Paris, Frankfurt e Londres, porém ainda não é o momento certo. Em termos de expandir nossa rede, nós estamos alguns anos longe disso. Nós tivemos que recuar com novas rotas de longo alcance. Por agora, vamos focar em rotas domésticas, para Portugal e nosso hub em Luanda.” complementou Peter.

A companhia sofre com os desafios econômicos que atingem Angola, que tem apresentado quedas nos últimos 18 meses devido ao constante preço baixo do petróleo. Em 2014, o governo de Angola e a Emirates fecharam um acordo para assessoria e desenvolvimento de um time de administração na TAAG.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias