TAM irá substituir manuais de voo em papel por tablets.

352
A TAM Linhas Aéreas está substituindo os manuais impressos usados pelos pilotos por tablets equipados com aplicativos aeronáuticos e documentação digitalizada. Os tablets devem ser utilizados em todas as fases do voo e proporcionarão ainda mais agilidade para que os pilotos consultem dados técnicos da aeronave. Atualmente os manuais em papel ficam disponíveis nas cabines de comando dos aviões para consulta.

A inovação deve conferir mais agilidade na operação e rapidez nas atualizações do material, o qual poderá ser consultado em poucos cliques. Os documentos relacionados à liberação da aeronave para o voo também serão expedidos com mais agilidade no aeroporto, em um processo automático realizado por meio de aplicativos instalados nos tablets.

Neste primeiro momento, a TAM está realizando estudos com um grupo específico de pilotos. A previsão é que, até o fim deste ano, após conclusão da fase atual de testes, toda a frota da empresa poderá contar com os tablets. Durante este período, o projeto está sendo supervisionado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que é a responsável pela aprovação da iniciativa.

A substituição dos documentos impressos em papel por tablets representa um grande avanço tecnológico e está alinhada com as melhores práticas do setor aéreo. Com a inovação, cada aeronave deverá deixar de carregar o equivalente a 40 quilos em manuais impressos. Em um ano, a previsão é de que a TAM deixe de emitir 2800 toneladas de CO2 na atmosfera, contribuindo também na preservação do meio ambiente.

4 Comments:

  1. Algumas aeronaves já estão com tablet

  2. A Azul faz isso desde 2008 a bordo dos jatos Embraer. A companhia utiliza um dispositivo chamado de EFB (Eletronic Flight Bag), que contém todos os manuais de forma eletrônica. Atualmente, alguns dos turboélices ATR da frota da Azul contam também com os manuais eletrônicos.
    Sendo assim, a informação de que a iniciativa é inédita no mercado brasileiro não procede. A Azul já faz isso há mais de 7 anos….

  3. Eu pensei que a TAMau já lançava mão destes artefatos. Reqlmente o jeito TAM mau de voar.

Comente