TAM testa tecnologia inédita para aprimorar o serviço de acompanhamento de menores.

352
Desde 12 de outubro, a TAM Linhas Aéreas está trabalhando um projeto-piloto para aprimorar a experiência de menores viajando desacompanhados em voos nacionais. Com uma tecnologia pioneira na América Latina, os responsáveis terão acesso a informações em tempo real sobre cada etapa da viagem da criança ou adolescente. A iniciativa está sendo testada nos aeroportos de Brasília, Rio de Janeiro/Galeão e de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo. A previsão é que a novidade esteja disponível aos clientes em todos os voos domésticos da TAM, com todas suas funções, em dezembro deste ano.

“Os resultados iniciais foram positivos e esta fase de testes será de extrema importância para aperfeiçoarmos a tecnologia. Queremos agregar ainda mais novidades ao longo do projeto, como pulseiras tematizadas e foto lembrança, além de melhorias na plataforma”, explica Mario Faustini, diretor de Inovação e Eficiência da TAM.

A tecnologia será utilizada desde o momento do check-in, quando o menor viajando desacompanhado receberá uma pulseira com um QR code atrelado. Em seguida, um funcionário, previamente treinado para este atendimento, acompanhará a criança ou adolescente e, por meio de um celular específico para a leitura do QR code, atualizará o status de toda a trajetória do menor embarcando com a companhia. O processo será repetido durante a viagem por cada funcionário envolvido no acompanhamento – equipe do aeroporto de origem, tripulação e equipe do aeroporto de destino. Os responsáveis poderão acompanhar as etapas em tempo real via celular ou computador.

“Nosso objetivo, e prioridade, é oferecer a melhor experiência de viagem aos menores, e por meio do serviço de acompanhamento de viagem, possibilitar o controle dos responsáveis sobre a jornada de viagem de seus filhos, com transparência”, revela Eduardo Costa, diretor de Marketing da TAM. “Mensalmente, transportamos milhares de menores desacompanhados e essa é uma prática que vem crescendo à medida que o brasileiro viaja mais e passa a conhecer essa facilidade que oferecemos. De janeiro a setembro, cresceu em 41% o número de menores desacompanhados transportados, no comparativo com o mesmo período do ano passado”, complementa o executivo.

Acompanhamento de menores

A TAM já oferece um serviço de supervisão de menores desacompanhados para que o passageiro receba cuidados e atenção especial durante toda a viagem. O serviço é obrigatório para crianças desacompanhadas entre 5 e 11 anos e opcional para crianças desacompanhadas entre 12 e 17 anos.

Disponível em voos da TAM e da LAN, a taxa para aquisição do serviço varia conforme o trecho voado. A solicitação e o pagamento do serviço podem ser feitos por meio da Central de Reservas pelo telefone 0300 5705700 com antecedência mínima de 48 horas em relação ao horário do voo ou diretamente no aeroporto (sujeito à disponibilidade).

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.

2 Comments:

  1. Leeandro Fernandes mostra pra sua mae 🙂

  2. Tive uma pessima experiencia sobre o serviço de acompanhamento, meus 2 filhos vieram da Alemanha desacompanhados apagando só uma tarifa, vá volta pra Alemanha em guarulhos me cobraram duas tarifas, como é possível pagar duas vezes sendo que as duas crianças vão para o mesmo destino e serão recebidos pela mesma pessoa????????

Comente