Tango Bravo Alfa: A história da Transbrasil vira livro.

Tango Bravo Alfa

O livro sobre a história da mais colorida companhia aérea brasileira foi lançado anteontem (16) em São Paulo, de autoria de Gianfranco Beting.  A data foi escolhida especialmente, já que foi nesse mesmo dia 16 de Março que a companhia completaria 60 anos, se ainda estivesse ativa.

A obra foi escrita por Gianfranco Beting, o “Panda”, e conta com fotos exclusivas da companhia e também discorre a rica história, iniciada em 1956. Fundada pelo saudoso Omar Fontana, filho do fundador da Sadia, a empresa teve como primeira aeronave um DC-3, para transportar carne entre Santa Catarina e São Paulo.

livraria tango bravo alfa

Comandante Lauro Roque, primeiro piloto da Transbrasil, ao lado de Gianfranco Beting, durante a apresentação do livro em São Paulo

Estiveram presentes diversos ícones na companhia, como o Comandante Lauro Roque, que trouxe o primeiro DC-3 da Sadia e fez o primeiro voo da companhia. Filhas e netas de Omar Fontana também compareceram e se emocionaram diversas vezes, junto com Panda, que foi diretor de marketing da companhia.

A Transbrasil marcou época com seus aviões coloridos, tanta criatividade veio de uma criança de 12 anos. Esta criança era o próprio Gianfranco, que passou dias pintando as aeronaves após seu pai, o renomado jornalista Joelmir Beting, lhe dar uma cartela de lápis e caneta.

O trabalho do pequeno Panda resultou em 30 combinações diferentes, que foram levadas á Omar Fontana, e a partir dali,  dois Boeing 727 foram pintados.

O livro possui 286 folhas e demorou 5 anos para ser concluído. O conteúdo possui muitas informações e fotos raras e desconhecidas do público em geral.

A obra está disponível para compra na Beting Books por R$150.

Colaborou Bruno Sabbá

727 Tango Bravo Alfa

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e graduando de Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

9 Comments:

  1. Parabéns Gianfranco Beting ! Feliz por sua conquista. Tenho certeza que este livro já é sucesso.

  2. orgulho de ter sido dessa empresa maravilhosa

  3. Foi a minha primeira Cia aérea em que eu voei á mais de 20 anos atrás e me lembro bem como se fosse hoje embarcando para o meu primeiro voo no B767 inesquecível e maravilhoso na mais amada cia aérea genuínamente BRASILEIRA que coloria nosso céu com muita vida e alegria,que saudades…♡♡

  4. Se o Comandante Omar Fontana, se vivo fosse, a TRANS BRASIL estaria entre as 50 maiores Cia aérea do mundo.