Tango Bravo Alfa: A história da Transbrasil vira livro.

Tango Bravo Alfa

O livro sobre a história da mais colorida companhia aérea brasileira foi lançado anteontem (16) em São Paulo, de autoria de Gianfranco Beting.  A data foi escolhida especialmente, já que foi nesse mesmo dia 16 de Março que a companhia completaria 60 anos, se ainda estivesse ativa.

A obra foi escrita por Gianfranco Beting, o “Panda”, e conta com fotos exclusivas da companhia e também discorre a rica história, iniciada em 1956. Fundada pelo saudoso Omar Fontana, filho do fundador da Sadia, a empresa teve como primeira aeronave um DC-3, para transportar carne entre Santa Catarina e São Paulo.

livraria tango bravo alfa
Comandante Lauro Roque, primeiro piloto da Transbrasil, ao lado de Gianfranco Beting, durante a apresentação do livro em São Paulo

Estiveram presentes diversos ícones na companhia, como o Comandante Lauro Roque, que trouxe o primeiro DC-3 da Sadia e fez o primeiro voo da companhia. Filhas e netas de Omar Fontana também compareceram e se emocionaram diversas vezes, junto com Panda, que foi diretor de marketing da companhia.

A Transbrasil marcou época com seus aviões coloridos, tanta criatividade veio de uma criança de 12 anos. Esta criança era o próprio Gianfranco, que passou dias pintando as aeronaves após seu pai, o renomado jornalista Joelmir Beting, lhe dar uma cartela de lápis e caneta.

O trabalho do pequeno Panda resultou em 30 combinações diferentes, que foram levadas á Omar Fontana, e a partir dali,  dois Boeing 727 foram pintados.

O livro possui 286 folhas e demorou 5 anos para ser concluído. O conteúdo possui muitas informações e fotos raras e desconhecidas do público em geral.

A obra está disponível para compra na Beting Books por R$150.

Colaborou Bruno Sabbá

727 Tango Bravo Alfa

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Irmãos Brazão, que teriam mandado matar Marielle, são transferidos em avião...

0
Os irmãos Brazão, mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, viajaram novamente num avião da PF, mas agora um turboélice.