Tico Santa Cruz tenta justificar o desconforto que causou em voo da GOL. Veja!

IMG_5709
O músico Tico Santa Cruz publicou em sua página do Facebook sua versão do ocorrido no seu voo com destino a Maringá, pela GOL.

Apenas para contextualizar, ele disse em sua conta no facebook que tentou comprar um assento com mais espaço, mas não conseguiu e acabou pegando um assento comum. Na hora do embarque, viu que o assento da primeira fileira estava vazio e foi até lá. A tripulação então disse que era outro tipo de serviço e que ele não poderia ficar ali, sob pena de serem injustos com os demais passageiros. Mas ele não concordou, citando o Código de Defesa do Consumidor como defesa.

Concordamos que se trata de uma questão polêmica, mas as empresas estão amparadas na Lei, que diz que os assentos da primeira fileira são proritariamente para idosos e desabilitados, mas, na ausência desses a comercialização do assento é de escolha da companhia aérea.

Uma coisa é não concordar com a cobrança de taxas extras para assentos na primeira fileira ou na porta de emergência, outra coisa é agir para causar tumulto e polêmica por conta do que acha que é certo.

Leia a resposta dele e tire suas próprias conclusões.

 

Veja a versão do artista:

Vamos lá.
Primeiro: Consegui chegar em Maringá, o evento está confirmado.

Segundo: Meu advogado já preparou uma ação contra a GOL por conta do ocorrido. O constrangimento ao qual fui submetido e
Problemas decorrentes a este caso.

Terceiro: A GOL já tem histórico de processos perdidos pelo MESMO MOTIVO e inclusive multas aplicadas pela ANAC tendo em vista que essa operação onde há venda de “Assento conforto” é ILEGAL.

Segundo o código de defesa do Consumidor artigo 39 – inciso 10

Por fim, o atraso decorrente a atitude desproporcional por parte da equipe da GOL assim como do comandante da aeronave em me retirar da aeronave através de policiais Federais, mesmo após eu ter me direcionado ao local indicado por eles, não tem qualquer relação com o fato de eu ser FAMOSO ou ANÔNIMO. Qualquer cidadão deve ter seus direitos respeitados e a partir do momento em que eu não estava ocupado o LUGAR DE NINGUÉM e a motivação de tal ação tenha sido puramente por conta de uma cobrança ILEGAL, todo este transtorno poderia ter sido evitado! Mas servirá ao conhecimento dos Brasileiros que fazem uso dos aviões a informação de que as CIAS aéreas NÃO PODEM COBRAR TAXAS A MAIS POR ESTES ASSENTOS.

Se as pessoas pagam, o fazem por desconhecimento de seus direitos.

Lamento aos outros passageiros pelo ocorrido, mas de fato acredito que se houvesse o respeito à lei por parte da Companhia, nada disso teria acontecido.

E ressalto para concluir: O Assento estava vago, não havia nele nenhuma prioridade e não desrespeitei ninguém, mesmo tendo sido desrespeitado.

Sei que farão uso político desse evento no FB, mas eu não utilizarei tal ocorrido para justificar o que houve nesse episódio.
A Justiça dará a palavra final.

ticocol

63 Comments:

  1. eu vi a justificativa e comcordo com o que fez o comandante

  2. “A companhia aérea não tem o direito de cobrar a mais por estes assentos”.

    Mas ele tem direito de cobrar a mais por um pedaço de chão mais perto do palco no show dele, não tem?

    Me poupe.

  3. Ultimamente esse cidadão que diz que canta, vem se achando o dono da verdade. Coitado, já teve dias melhores…

  4. A Tripulação agiu corretamente. Seria bom que sempre fosse assim, pois já presenciei passageiros mudando para assento conforto, e os comissários fizeram “vista grossa”.

  5. Então, por achar que a companhia aérea cobra indevidamente pelo espaço a mais da poltrona, ele se acha no direito de ocupar a vaga. Não passa de um vagabundo!!! Parabéns à tripulação e à Polícia Federal!!!

  6. Não concordo com a visão dele. Quer dizer que se ele comprar um assento na classe econômica mas houver vaga na primeira classe ele pode mudar sem pagar por isso? Estou sentindo uma pitada de pensamento comunista.

    • Essa taxa contraria o artigo 39, inciso 10 do CDC (Código de Defesa do Consumidor), que determina que não se pode elevar sem justa causa o preço de serviços e produtos. Ou seja, não é permitida a cobrança porque não há qualquer diferenciação na prestação do serviço dos passageiros, diferente, por exemplo, de um serviço prestado na primeira classe e da área econômica. “Como as poltronas mais confortáveis já existiam na planta dos aviões e nada era cobrado por sua reserva alguns anos atrás, as empresas não poderiam introduzir a cobrança”, explica Mariana Alves Tornero advogada do Idec. “

      Além disso, os assentos localizados na saída de emergência são mais espaçosos por questão de segurança e não por questão de comodidade, muito pelo contrário, o passageiro que ficar neste assento será o responsável por dar início aos procedimentos de segurança. Já os assentos da primeira fileira são destinados, preferencialmente, aos passageiros com necessidade especiais, como cadeirantes, gestantes, com crianças de colo, menores desacompanhados.

      http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/companhia-aerea-pode-cobrar-por-assento-mais-espacoso

  7. Cuidado com o modo como estão divulgando este caso. Assim com alguns já lidos aqui na página de vocês, vejo que estão sendo tendenciosos demais. Prezem pela visibilidade que vcs tem com mais seriedade.

  8. Se aproveitou de uma brecha na legislação pra desrespeitar o lugar que ele não pagou pra ter direito.
    Pior ainda: o exemplo que ele está dando é terrível.

    Se todo mundo começar a fazer o mesmo que ele, logo vamos ver gente se batendo pra conseguir pegar o assento primeiro só porque está vago.

  9. Essa taxa contraria o artigo 39, inciso 10 do CDC (Código de Defesa do Consumidor), que determina que não se pode elevar sem justa causa o preço de serviços e produtos. Ou seja, não é permitida a cobrança porque não há qualquer diferenciação na prestação do serviço dos passageiros, diferente, por exemplo, de um serviço prestado na primeira classe e da área econômica. “Como as poltronas mais confortáveis já existiam na planta dos aviões e nada era cobrado por sua reserva alguns anos atrás, as empresas não poderiam introduzir a cobrança”, explica Mariana Alves Tornero advogada do Idec. “

    Além disso, os assentos localizados na saída de emergência são mais espaçosos por questão de segurança e não por questão de comodidade, muito pelo contrário, o passageiro que ficar neste assento será o responsável por dar início aos procedimentos de segurança. Já os assentos da primeira fileira são destinados, preferencialmente, aos passageiros com necessidade especiais, como cadeirantes, gestantes, com crianças de colo, menores desacompanhados.

    http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/companhia-aerea-pode-cobrar-por-assento-mais-espacoso

    • Ok, mas se contraria, por que ele disse que ia comprar e pagar a mais, só que não conseguiu pela internet? E que quando viu sem “ninguém” ele resolveu sentar lá? Isso pra mim foi confusão que ele criou propositalmente.

  10. Toda Companhia Aérea tem obrigação de RESERVAR 10 Assentos pra pessoas (….Deficientes.Idosos e gestantes….).Em cada voo em qualquer lugar do Brasil, Pra poder ganhar a concesao da Rota. Um direito RESERVADO em LEI .Estes Bancos são os primeiros da Frente da Aeronave. No Caso da Azul, eles tem mais 10 assentos isso sim são vendidos com uma taxa a MAIS. Pra aqueles passageiros usuários que querem mais conforto. Mas isso tem que ser PAGO no Bilhete de passagens emitido com antecedência e tem sempre que ser Respeitado PRIMEIRO o Embarque dessas pessoas a elas destinadas este serviço de Beneficio a portadores de necessidades especiais. Depois sim pode se acomodar outros usuários .E a Tripulação da Aeronave isso e; Comandante Co-Piloto tem autoridade suprema em todo o voo pra emitir ordens ate pra excluir usuários e demais serviços e alterações do voo pra proporcionar total segurança a todos; Inclusive se tiver o presidente da Republica a Bordo.Este também tem que obedecer as normais de conduta de voo Normalmente como qualquer cidadão

  11. sai daí doido . vai fumar teu baseado em outro lugar!! Essa poltrona é p quem paga a mais. vc n pagou a mais por isso !!

  12. Comportamento típico da esquerda caviar, defende o comunismo mas quer sentar nas melhores poltronas…

  13. Tico-tico se achando….pavão!!!

  14. proximo voo, aproveitando a brecha usada…. utilizarei os assenos da classe executiva da TAM por estarem vagas! HAHAHA me ajuda ai né?

  15. Se ele realmente não pagou o assento conforto então isso foi um erro grotesto da parte dele, se ele apóia ou não o governo isso é problema dele, mas nada justifica essa atitude.

  16. Se não é a favor do casamento gay, não se case com um.
    Se não é a favor da venda de espaços exclusivos em aeronaves, não compre!
    Agora ir lá fazer protesto no casamento dos outros ou na viagem dos outros pelo fato de não concordar…Ah, vá tomar vergonha nessa cara, isso sim.
    Boa noite!

  17. Eu trabalho em uma cia e para embarque com concessão de passagens só podemos entrar quando há assentos disponíveis .. Os quais os próprio sistema libera .. Como os espaço mais que são vendidos eles são os que sobram pra nós que somos funcionários.. Porém quando vamos entrar no avião os assentos sempre estão preenchidos .. Pra não causar constrangimento e desgaste pra ninguém na maioria das vezes eu procuro outro assento que esteja livre e sento .. Não faço questão .. Porém isso acontece praticamente em todos os voos .. Já presenciei vários barracos de comissários com passageiros discutindo sobre o espaço que é um produto vendido a parte .. O mesmo acontece nos checkin … As pessoas escondem a bagagem de mão .. Falam que a bagagem e de mão quando você pesa a ” malinha ” algumas chegam a pesar 18 kg .. E não pode ser despachada porque está com o computador .. Na real tudo hipocrisia .. Sem contar os que entram nas filas de cartões Black .. Idoso e se fazem de bestas … A galera reclamando da conduta do cara mas .. Se ouve os palavrões estupidos vindo de senhoras e senhores .. Sem menor respeito a crianças e demais pessoas que estavam a bordo !!! Ridículos

  18. Esperavam o que deste bosta ambulante?

  19. Esse cara sempre causando, já não vende mais com cantor agora apela para a baixaria.

  20. Tico Tico no Fubá dele…kkkkk.

  21. Tico-sem-teco é mais um pseudo socialista querendo passar a perna nos outros. Fala tanto da sociedade capitalista, mas quer ficar la no conforto. Aprendeu direitinho com titio Lula.

  22. Contrata um jatinho e vai enchendo a cara e fumando uma bomba.Dessa maneira você não incomoda ninguém.Seu Zé Roela.

  23. O mais engraçado que ele tentou comprar o assento mais espaço, não conseguindo procurou o assento convencional.

    Agora vem falar q a cia aeria não tem direito de vender esse tipo de assento?

    Pera aí quem quis comprar e não estava disponível ?

    Sinceramente viu, quer causar para ter atenção da mídia e se auto promover!

    Parabéns pela capacidade viu!!!!!

  24. Gente, ele ta precisando fazer show né?

  25. Nessa lógica dele podemos então voar de primeira classe, caso esteja vazia. É um fanfarão

  26. Não passa de um cantor bosta que quer aparecer

  27. Só uma pergunta, ele não cadastrou outro assento, não devemos sentar na poltrona onde cadastramos na hora da compra, se estava vago porque ele não comprou esse assento na hora da compra? Eu comprei um celta e na concessionária quero um Corolla! É assim? Primeiro respeite as regras… Jovem

  28. Acho ele maior fanfarrão. Mais ele tá certo! Por isso que os brasileiros só vivem sendo passado pra trás pq não conhece seus direitos. Os assentos são destinado a pessoas de mais idade, e deficientes físicos. Mais se os assentos não foram preenchidos. A cia não pode se recusar a vender. E ele tentou comprar na hora do check in e não quiseram vender vai pra justiça e é causa ganha! Acorda povo vá a uma banca mais próxima e adquiriram o código de defesa do consumidor.

  29. Vou dar um de esquerda Caviar kkk: Tico Santa Cruz foi oprimiu a atendente pobre e negra, com seu dinheiro burguês da elite branca. Esse pseudo-cantor cobra mais caro para ficar na frente do palco, mas não é crime.

  30. Não consigo engolir esse rapaz. Ainda mais, depois desse papelão. Nojo…

  31. É um imbecil, pensa que é melhor

  32. Bem feito, ter tirado ele do avião, é bom todo imbecil saber disso qualquer pessoa que fazer tumultuo dentro de avião pode ser retirado pelos federais

  33. O cara é um LIXO. Só porque se acha um artista de baixíssima categoria, tem o direito de fazer o que bem quer. Vai viajar de ônibus.

  34. Esse cara continua sendo um trouxa, um fdp e deveria ter saído do lugar onde estava pra não atrapalhar a viagem dos demais passageiros. Nojo de gnt assim.

  35. Avião de linha comercial não é a casa da mãe Joana!!!
    Não quer sentar em assento marcado vai voar no Vassourão da Dilma!!!

  36. José Luís da cunha

    E assim mesmo pobre qndo nunca teve nada qndo arranja quer se achar importante.o direito dele é sentar na poltrona indicada pelo tiket
    Mas brasileiro e metido a bacana e ass imesmo
    .pode ver que todos que arranja confusão,ou são atores medíocres.ou cantor sem expressão.e raro um anônimo arrumar transtorno

  37. Esse cara é um babaca simples assim !!!

  38. Todos sabem que estes assentos são aos portadores de necessidades e devem ser usados aos que se destinam. Caso houvesse uma escala ou conexão será que ele estaria disposto à se levantar e ceder o lugar ao pax pne que embarcasse ?

  39. É a velha mania do brasileiro, famoso ou não, de não querer respeitar as regras e ainda tumultuar e atrasar o vôo, sem se preocupar com os demais passageiros e a tripulação. Se fosse noss Estados Unidos, ele provavelmente já sairia preso da aeronave. Também acho errado as companhias aéreas querem aumentar seus valores e diminuir o conforto dos passageiros, pois até o lanche já é cobrado na Gol, mas fazer barraco dentro da aeronave causa um clima muito pior, q tente resolver seu problema antes ou depois.

  40. Ridículo esse cara, depois de causar quer se passar por bonzinho my eggs para ele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *