Turkish Airlines encomenda Boeing 787-9 Dreamliner

A Boeing e a Turkish Airlines anunciaram na última quinta a intenção de compra de 40 aeronaves 787-9 Dreamliner. A intenção da companhia é que os Dreamliners sejam usados para atender a demanda do 3º aeroporto de Istanbul, ainda a ser construído.




“O 787 Dreamliner é o avião mais avançado em tecnologia no mundo, e nossa intenção de compra vai atender a demanda de aviões widebodies no 3º aeroporto de Istanbul, melhorar a satisfação do passageiro e aumentar a nossa frota no 100º aniversário da República da Turquia”, declarou İlker Aycı, diretor do conselho da Turkish Airlines.

Semanas atrás surgiram rumores que a Turkish iria encomendar unidades do Boeing 747-8i, que foi negado pela companhia que na última semana afirmou que estava a decidir entre o 787 e o Airbus A350. Hora após a decisão de quinta, a Turkish supostamente consultou a Airbus para a compra de 40 A350 num valor de $12.4 bilhões de dólares, segundo um reporte da Reuters, que indica que a companhia pode comprar mais aeronaves widebodies num futuro próximo.

Istanbul é a maior cidade da Turquia, e conta atualmente com dois aeroportos. O principal é o Aeroporto Internacional de Atatürk e fica localizado no lado do continente europeu. Já o Aeroporto Internacional Sabiha Gökçen fica no outro lado do Estreito de Bósforo, já na Ásia, e é mais afastado do centro da cidade. Ambos os aeroportos possuem limites de construção e estão chegando no seu limite. Um 3º aeroporto está sendo planejado nas margens do Mar Negro, mais ao norte da cidade.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Boeing.

 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.