Último Boeing 747 de passageiros fabricado já está pronto para entrega

Foto: Dillon Chong – Singapore Aviation Spotters

A Korean Air está prestes a receber mais um Boeing 747-8i, o último de sua encomenda total de 10 aeronaves. Seria mais uma entrega normal, se não fosse a última unidade do 747 na configuração normal de passageiros a ser fabricada e um dos últimos 22 747 ainda a serem fabricados no mundo.




Em informação divulgada pela página Boeing Fan Photography e confirmada por fontes que trabalham na planta da Boeing em Everett, a aeronave foi pintada em Portland e retornou ontem para Everett, de onde será entregue à Korean nos próximos dias.

Este Boeing 747 tem o número de série 60411 e é o 120º 747-8 a ser feito. Na Korean terá a matrícula HL7644. Os próximos 747 a serem entregues serão as encomendas remanescentes da AirBridgeCargo com duas aeronaves -8F, além das 14 unidades da UPS, duas da Qatar Cargo e os dois Air Force One da Força Aérea Americana.

Estes últimos não são considerados 747 comuns de passageiros porque serão versões modificadas do 747-8 BBJ (versão executiva do jumbo). E o seu projeto ainda não foi finalizado, já que a aeronave irá levar o presidente dos Estados Unidos e, assim como os dois 747-200 atuais na função, contam com uma série de modificações, como sistemas flareschaff  para enganar mísseis guiados por calor, radar militar a bordo, sistema de reabastecimento em voo e cápsula de emergência para saída do presidente.

Ainda sim a Boeing começa a se despedir do seu avião mais icônico. Batizado de Rainha dos Céus, dominou por muito tempo os aeroportos do mundo. Agora as aeronaves mais econômicas, como o Boeing 787 Dreamliner e o futuro 777X, estão ocupando o seu lugar. Até hoje foram produzidas mais de 1500 unidades do Jumbo, idealizado pelo senhor Joe Sutter, que mesmo aos 95 anos ia na fábrica de Everett acompanhar a linha de produção do seu filho.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e graduando de Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

Um Comentário:

  1. “Cápsula de emergência para saída do presidente.” Pois sim… Anda a ver muitos filmes!