Um dia histórico na Base Aérea de São Paulo

bannerbasp

Este dia 17 de Setembro de 2011 será um marco histórico para a Base Aérea de São Paulo (a BASP). Operando desde 21 de Agosto de 1941 e, portanto, com 70 anos de história, a BASP abriga atualmente o 4° Esquadrão de Transporte Aéreo, conhecido pela alcunha de Esquadrão Carajá.

Há de se concordar que um aniversário de tantos anos é mesmo memorável, mas um outro marco pode ser vivenciado no dia de hoje. Pela primeira vez, em setenta anos, a Base Aérea abriu suas portas para o público, passando assim a compor a agenda de Portões Abertos da Força Aérea Brasileira, tão tradicionais nos quatro cantos do país, quando nossa FAB abre suas bases aéreas para visitação do público. A entrada era franca, mas um quilo de alimento não-perecível dava direito a participar do sorteio de brindes, além de, é claro, ajudar ao próximo com esse ato.

 

E o time da BASP fez muito bonito, num evento bem organizado e que contou com a presença de milhares de pessoas e muitas atrações para a criançada que pode tirar fotos dentro do cockpit do F-5 ou até mesmo brincar em um dos muitos brinquedos disponíveis.

Para os adultos também o F-5 foi atração com a marmanjada aproveitando para também ser fotografada ao melhor estilo ‘piloto de caça’. Além disso, todo o pátio operacional da base teve a exposição de aeronaves como o helicóptero Esquilo da Polícia Militar, um Global Express particular (aeronave lindíssima), o novíssimo Colibri do Governo Federal, um Embraer 120 da FAB e o dono da casa, o Embraer 110 Bandeirante do 4° ETA.

Outras exposições também estavam disponíveis como a do corpo de bombeiros do aeroporto, que fez, uma performance, simulando um procedimento de emergência, também o stand dos Escoteiros do Ar, a loja da Esquadrilha da Fumaça, dentre outros.

As performances no ar foram escassas por razões óbvias, afinal estamos falando do aeroporto mais movimentado do Brasil e um dos maiores da América do Sul em número de voos. Mesmo assim a passagem baixa do Bandeirante e do Tucano da Esquadrilha garantiram bons suspiros da platéia.

 

O plano de fundo não poderia ser melhor. O aeroporto de Guarulhos foi parte do show. Com as aeronaves decolando e pousando a cada minuto, o público pode contemplar dos jatos regionais aos grandes intercontinentais. Os spotters que o digam. Gentilmente liberado pela Força Aérea, o gramado foi usado em massa. Elevado em relação à pista, permitiu que todo o movimento do aeroporto fosse acompanhado e fotografado. Sem dúvida um ângulo raro de se ver e ao mesmo tempo magnífico de se contemplar.

A exemplo do que acontece ao redor do mundo, a tendência é que o evento seja cada ano melhor e, se depender da competência da equipe da BASP, isso já está garantido. Esperamos por 2012. Parabéns comando e comunicação social da BASP.

 

 

Confira o banner do evento

Comente