Val-de-Cans cresce no primeiro trimestre de 2017.

Imagem: Divulgação / Infraero

O Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (PA) apresentou, neste primeiro trimestre de 2017, um crescimento de 9,3% no movimento de passageiros em comparação com o mesmo período de 2016. Foram 876,4 mil embarques e desembarques contabilizados nos três primeiros meses do ano.




Esse incremento vem sido percebido desde novembro de 2016, atingindo em março 270,6 mil embarques e desembarques, com 12% de aumento em relação a março de 2016. O movimento de passageiros domésticos cresceu 9,64% no primeiro trimestre, e o movimento de passageiros internacionais cresceu 1,5%, em relação ao mesmo período de 2016.

A movimentação no Terminal de Logística de Carga (Teca) do aeroporto também registrou crescimento neste primeiro trimestre de 2017, apresentando aumento 32%. Foram 226 toneladas de carga contra 166 t no mesmo período de 2016.

TECA do aeroporto de Belém. Imagem: Divulgação / Infraero.

O destaque na movimentação de cargas foi para o setor de Importação, que movimentou 60 toneladas no primeiro trimestre de 2017 – contra 35 toneladas no mesmo período de 2016, representando um crescimento de 71%. O principal fator para esse incremento foi o volume das importações de partes, peças e equipamentos para o setor de mineração e metalurgia do Estado do Pará.

A exportação também, apresentou bom desempenho no primeiro trimestre de 2017, quando foram movimentadas 166 toneladas – contra 140 toneladas no mesmo período de 2016. Neste caso, o incremento foi de 18%, com destaque para as exportações de bexiga de peixe e polpa de frutas.

Para Fábio Rodrigues, superintendente do aeroporto, a retomada do crescimento demonstra que a infraestrutura está apta a demanda existente, tanto de passageiros quanto de cargas. “O Aeroporto Internacional de Belém está dimensionado para fazer circular, com conforto, mais de 7 milhões de passageiros por ano, o que demonstra que temos espaço para o restabelecimento de voos que deixaram de existir, caso esse caminho de crescimento se confirme”, destacou.

 
Informações pela Assessoria de Imprensa da Infraero.
 

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Com avião da Mônica, recomeçam os voos de passageiros no SJK...

0
O Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf, também conhecido como SJK Airport, acaba de voltar a contar com voos comerciais de