VARIG inaugura a maior galeria sobre a história do tráfego aéreo de Guarulhos.

PP-VPP

Esse é o primeiro capítulo de nossa série que vai mostrar, através de fotos, boa parte da história do trafego  aéreo no aeroporto de Guarulhos – o GRU Airport – ao longo das últimas décadas. O curador dessa grande coleção é o nosso colaborador Benito Latorre.

Para começar esses bons momentos, separamos uma coletânea de fotos da VARIG, que, fundada em 1927, foi uma das marcas mais queridas do Brasil em todos os tempos, além de ter sido a empresa que inaugurou o aeroporto.

Muitos se perguntarão sobre o momento pós-aquisição pela GOL, essa fase será retratada no capítulo sobre a GOL.

 

PRIMEIROS MOMENTOS EM GRU

A VARIG inaugurou, em janeiro de 1985, o aeroporto de Guarulhos. Um Boeing 747 proveniente de Nova Iorque tocou a pista do aeroporto na manhã do dia 20 daquele mês. Depois disso, a operação da empresa no aeroporto foi intensa, tendo passado todos os modelos da frota da empresa na época, até o saudoso Lockheed Electra por ali passou.

 

NOVA PINTURA

Em dezembro de 1996 a VARIG apresentou sua nova pintura. Depois de 40 anos em uso, a pintura com a famosa faixa azul no centro da fuselagem deu lugar a uma barriga azul e a rosa dos ventos dourada na cauda.

 

FUSÃO

Em 2003, com a fusão das empresas do grupo (VARIG, RIO-SUL e NORDESTE), a pintura foi modificada novamente e passou a ostentar o nome do grupo em grandes letras na fuselagem.

 

A VARIG CARGA

Foi criada a divisão de carga no ano de 1993, operando Boeings 727.  Com a expansão dos negócios e a entrada de novos sócios, a empresa mudou de nome para VARIG LOG e operou até MD-11 e Cessna Caravan cargueiros.

 

Um Comentário:

  1. Uma pena o que aconteceu com a VARIG. A empresa deveria ter entrado com um processo contra o governo junto com a Transbrasil . Assim conseguiría pagar mais da metade de suas dividas.