Fotos históricas retratam o nascimento do aeroporto de Guarulhos.

area_pista3

As fotos dessa página foram gentilmente cedidas pelo GRU AIRPORT e pela INFRAERO e fazem parte de um acervo raro e poucas vezes visto. Elas retratam os primeiros anos de vida do atual maior aeroporto do Brasil e principal portão de entrada da América do Sul.

As fotos falam mais do que mil palavras. Navegue conosco nessa viagem pela história do aeroporto que completa trinta anos nesse dia 20 de janeiro de 2015.

 

O projeto inicial e o terreno.

O plano diretor do aeroporto previa quatro terminais e foi aprovado em 1983. A área escolhida para a construção do novo aeroporto foi um terreno de 10km² (o atual possui 14km²), no município de Guarulhos, que fora doado pela Base Aérea de São Paulo. No início do século passado, o local abrigou voos de um dos pioneiros da aviação brasileira, Edu Chaves.

 

Início das obras.

As obras de terraplenagem foram iniciadas em agosto de 1980.

 

O gigante tomando forma.

A primeira etapa previa a entrega de uma pista de pouso de 3.000 metros de extensão e de um terminal com capacidade para 7,5 milhões de passageiros.

 

Dia 20 de janeiro de 1985.

É inaugurado o aeroporto internacional de Guarulhos na presença do ministro do planejamento, Delfim Neto; do ministro da aeronáutica, Délio Jardim de Matos; do  governador do Estado de São Paulo, André Franco Montoro e do prefeito de Guarulhos, Oswaldo de Carlos. O voo inaugural foi operado por uma rainha dos céus: o “jumbo” (Boeing 747) da Varig procedente de Nova Iorque.

 

A segunda pista e o terminal 2.

A segunda pista, de 3.500 metros, foi inaugurada em 1989. Em 1993 foi entregue a última parte da obra do terminal 2.

 

6 Comments:

  1. Eu estava lá em todos esses momentos

  2. Eu tenho o orgulho de falar eu estava desde do começo

  3. Apenas uma correção.. a segunda pista 09L/27R tem 3.700 metros

  4. Parabéns! Sinto orgulhoso em ver hoje como está! Observo as aeronaves de casa! Trabalho longo! Mais sempre pode melhorar e fazer alguns ajustes a demanda é crescente! Espero um dia fazer parte deste time de vencedores!

Comente