Veja o que rolou em São Jose dos Campos, no DCTA 2015 (+100 fotos).

IMG_7439 copy

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou no final de semana de 4 e 5 de Outubro o tradicional evento de Portões Abertos, em São Jose dos Campos. Nos dois dias de evento, que foi aberto ao público, o DCTA recebeu cerca de 30 mil pessoas, as quais foram prestigiar e conhecer de perto algumas das aeronaves que fazem parte da Força Aérea Brasileira (FAB). O Portões Abertos deste ano trouxe como tema a comemoração dos 70 anos da vitória da Segunda Guerra Mundial.

Entre os destaques estava o retorno da Esquadrilha da Fumaça ao DCTA, que se apresentou nos dois dias e a exposição de uma réplica em escala real do caça Gripen NG.

Estiveram em expostas ao publico durante este evento o Embraer 175,  o Embraer 110 Bandeirante (C-95), o Embraer 120 Brasília (C-97), A-29 Super Tucano,  os caças F-5 e A-1, os helicópteros H-60 Black Hawk, EC-725 e H-50 Esquilo, o patrulheiro da Amazônia Embraer 145 (E-99) , o Embraer Legacy 500.

 

 

Esteve também presente a maquete do Gripen e a grande Esquadrilha da Fumaça, que foram as principais atrações do evento.

Sobre o Gripen NG, vale falar que é um caça capaz de voar em super cruzeiro, o que permite manter velocidade supersônica tanto em curtos combates aéreos quanto em voos de longa duração. Em seus testes já atingiu Mach 1,2 (1,2 vezes a velocidade do som ou 1.470 km/h) Sua autonomia de voo pode chegar a 4.000 km. Foi concebido para operar a partir de pista curtas, bastando apenas 500 m para o pouso.

Uma outra característica essencial é que o GRIPEN NG leva apenas 10 minutos para ser preparado para uma missão. O Brasil será o único país do hemisfério sul a possuir um caça com essa capacidade, o qual ficará baseado na Base aérea de Anápolis.

Veja fotos do caça e da Esquadrilha.

 

Luis Neves

É agente de turismo e acompanha a evolução da aviação brasileira desde o final da década de 80. Fotografa tudo o que voa e tem uma das maiores coleções de fotos de aviação do Brasil.

Um Comentário:

  1. Enquanto tudo isso acontecia por dois dias no DCTA, no PAMA -SP??????