Viracopos é 1º do Brasil a publicar o Relatório próprio de Sustentabilidade.

O Aeroporto Internacional de Viracopos é o primeiro aeroporto do Brasil a publicar o seu próprio Relatório de Sustentabilidade. O documento traz um amplo perfil econômico, social e ambiental do aeroporto com base no ano de 2016 e foi publicado nesta quinta-feira, 06/07/2017.




No documento de 39 páginas, iniciado com uma Mensagem da Administração, Viracopos detalha os seguintes tópicos: Perfil Colaborativo, Governança Corporativa, Negócios, Gestão Ambiental e Gestão Social. O relatório adota metodologia internacional de publicação GRI (Global Report Initiative).

O tópico Mensagem da Administração é assinado pelo presidente do Conselho de Administração de Viracopos, Carlos Alberto Botarelli, e pelo Diretor-Presidente do aeroporto, Gustavo Müssnich. No texto, eles destacam os desafios enfrentados pelo aeroporto no ano passado em meio a um cenário econômico recessivo, que impactou diretamente o setor aéreo brasileiro, mas ressaltam que 2016 também marcou a transferência de todas as operações para o Novo Terminal de Passageiros (T1), além de outras diversas conquistas e melhorias no Terminal de Cargas.

“A ampliação significativa do espaço, as modernas tecnologias empregadas e o uso de sistemas inteligentes proporcionam maior eficiência às companhias aéreas que operam no Terminal, assegurando o conforto dos passageiros”, diz um trecho da Mensagem da Administração. “Com essas premissas, atendemos cerca de 9,3 milhões de usuários em 2016. Um enorme contingente de pessoas que têm Viracopos como importante alternativa de mobilidade. Prova disso é a presença constante de nosso Terminal entre os aeroportos mais bem avaliados do Brasil, em pesquisas periódicas realizadas pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil”, relatou a administração.

Outro destaque de 2016 foram os prêmios conquistados pelo Terminal de Cargas de Viracopos, que é um dos principais do Brasil. Com um total de 169,3 mil toneladas de cargas movimentadas no ano passado entre Exportação e Importação, o Terminal de Cargas foi reconhecido como o melhor da América Latina pelo Air Cargo Excellence Awards 2016. “Na pulsante região de Campinas (SP), coração do Sudeste brasileiro, o aeroporto reafirma seu papel fundamental na construção do desenvolvimento”, conclui a administração.

Avanços

Entre os destaques na área ambiental, em 2016, está a conclusão do sistema de esgotamento sanitário interligado à rede da Companhia de Saneamento de Campinas (Sanasa). Resultado de uma sólida parceria institucional, o projeto incluiu a construção de uma nova estação elevatória de esgoto no sítio aeroportuário, permitindo a desativação da Estação de Tratamento de Efluentes do Aeroporto. Com isso, 100% do efluente passou a ser destinado para tratamento.

Já na área social, cabe ressaltar os avanços em diálogo com os diferentes stakeholders do aeroporto: colaboradores, fornecedores, usuários, comunidades, órgãos públicos, empresas do setor e instituições financeiras, entre outros. Por meio dessa interação, que se dá a partir de diferentes canais de relacionamento, todos têm nos ajudado a identificar oportunidades de melhoria contínua, colaborando de forma decisiva com a evolução da companhia.

No âmbito comunitário, uma importante conquista de 2016 foi o início da operação do Centro de Tratamento de Queimaduras da Santa Casa de Misericórdia de Campinas. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos destinou R$ 600 mil à construção do Centro, uma obra importante para o tratamento de vítimas de queimaduras na região.

Nos aspectos econômicos, uma importante conquista foi o reconhecimento parcial por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) da necessidade de equilíbrio econômico do contrato de concessão. Essa revisão das condições de concessão impactam positivamente a performance econômico-financeira da companhia nos próximos anos.

Relatório

O documento foi realizado pela empresa Relata (Comunicação e Sustentabilidade), com supervisão da Coordenação de Comunicação e Marketing de Viracopos, com envolvimento direto de todas as gerências do aeroporto no fornecimento de dados técnicos. O relatório está publicado no site oficial de Viracopos: Relatório de Sustentabilidade Viracopos 2016 (web).

 
Informações pela Assessoria de Imprensa da ABV – Aeroportos Brasil Viracopos.
 

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Irmãos Brazão, que teriam mandado matar Marielle, são transferidos em avião...

0
Os irmãos Brazão, mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, viajaram novamente num avião da PF, mas agora um turboélice.