Viracopos assina contrato com IATA para obter certificado CEIV Pharma.

vcpceiv1
O Aeroporto Internacional de Viracopos assinou nesta semana um contrato com a IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) para iniciar o processo de certificação CEIV Pharma (Centre of Excellence for Independent Validators).

O CEIV Pharma é um programa de certificação global padronizado, que treina e realiza avaliações para garantir o conhecimento necessário para o transporte de produtos farmacêuticos de cadeia fria. Com isso, Viracopos é um dos dois aeroportos da América Latina que está em vias de obter a certificação CEIV Pharma. O processo de certificação deve ser concluído em até seis meses.

“É muito importante para Viracopos a conquista da certificação da CEIV Pharma. Com isso, o Terminal de Carga do aeroporto passará a ser reconhecido como operador global de cargas de produtos farmacêuticos”, disse o assessor de Negócios de Carga de Viracopos, Adam Cunha.

O objetivo da obtenção deste certificado é garantir que o armazenamento e o transporte de produtos da indústria farmacêutica estejam em conformidade com as melhores práticas e normas operacionais adotadas no mercado internacional, garantindo ainda mais qualidade aos serviços oferecidos e à integridade da cadeia fria, além de reduzir os riscos e custos logísticos para os clientes deste setor estratégico.

O certificado CEIV Pharma apoia os terminais logísticos a apresentar a qualidade e confiabilidade em seus serviços para as empresas do ramo farmacêutico, favorecendo o crescimento de novos negócios neste setor.

vcpceiv2

 

Evento

Em junho do ano passado, Viracopos realizou um evento, em parceria com a IATA e com a participação da comunidade aeroportuária, para debater sobre o CEIV Pharma. Participaram agentes de cargas, companhias aéreas, ESATAS, além de transportadores e exportadores e importadoras de produtos farmacêuticos.

Entre os temas discutidos no evento estavam as diretrizes de avaliação de pré-validação, metodologia de avaliação e um curso de formação para os participantes, que levaram o certificado ao final. “Fizemos este evento porque a responsabilidade de cuidar das cargas farmacêuticas é de toda a cadeia. É pertinente para garantir uma cadeia logística segura para esse setor sensível, que tem destaque em Viracopos”, destacou Adam Cunha.

Veja outras histórias

GOL tem dois dias para responder Senacon sobre morte de animal...

0
Medida tem como objetivo levantar informações e apurar falhas sobre atendimento que a Gollog prestou ao cachorro após falha no transporte.