Viracopos é eleito o 2º melhor aeroporto de carga do mundo.

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi eleito o 2º melhor aeroporto de carga do mundo no Air Cargo Excellence Awards 2016. A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor, e celebra as melhores performances na área de transporte aéreo.




A avaliação é baseada na pesquisa Air Cargo Excellence, que foi criada em 2005 e é divulgada anualmente na Air Cargo World. Aeroportos e companhias aéreas de todo o mundo são reconhecidos de acordo com suas pontuações em vários fatores de desempenho.

No ano passado, Viracopos já havia ficado com o título de melhor aeroporto de carga da América Latina. “Nosso principal objetivo é a otimização da performance do aeroporto para os clientes, tanto para o terminal de passageiros quanto para o terminal de cargas. Essa premiação mostra mais uma vez que nossos investimentos e esforços estão no caminho certo”, destacou o diretor-presidente do aeroporto, Gustavo Müssnich.

Desta vez, Viracopos evoluiu para a segunda colocação mundial na categoria de até 400.000ton, ficando atrás somente do aeroporto de San Juan Luis Muñoz Marín Airport (SJU), de Porto Rico, que ficou também com o título de melhor aeroporto de Cargas da América Latina.

Em 2014, o Air Cargo Excellence Awards já havia premiado Viracopos como o Melhor Aeroporto de Carga do Brasil e segundo melhor da América Latina, além de ter reconhecido o terminal como o melhor aeroporto da América Latina no quesito Operação de Carga.

Para o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, cada funcionário do Terminal de Carga é diretamente responsável por mais esta importante conquista. “Sem a dedicação e participação de todos os funcionários que trabalham diariamente para melhorar nossa eficiência e nossa excelência, e sem o apoio dos órgãos brasileiros de fiscalização, Viracopos não alcançaria este prêmio”, disse o diretor.

“Ficamos muito satisfeitos com a nossa classificação Platinum [2º melhor do mundo]. Os investimentos em infraestrutura e significativas melhorias na gestão do terminal de cargas consolidaram Viracopos entre os melhores aeroportos de carga do mundo em sua categoria”, declarou o gerente de Operações de Carga de Viracopos, Ricardo Luize.

Antonov An225 Fez escala técnica em VCP no ano passado.

Investimentos

Desde que assumiu a operação do Aeroporto Internacional de Viracopos, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos investe, continuamente, para melhorar a infraestrutura, a segurança e os sistemas para agilizar a liberação de cargas do terminal.

O Terminal de Carga (TECA) de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior em valor FOB de carga importada no país. Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por movimentar quase 40% de toda carga aérea importada do país.

Entre as melhorias, destacam-se o novo sistema de gestão de cargas WMS (Warehouse Management System), a ampliação das câmaras frigoríficas (passaram de 13.000m³ para 21.000m³), a ampliação da cobertura de recebimento de carga e a alteração do layout do TECA, possibilitando mais agilidade e aumento de área útil para movimentação de cargas.

Certificado OEA 

Viracopos também foi o primeiro aeroporto do Brasil a receber a certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA), programa mundial do Comitê da Organização Mundial das Aduanas (OMA). A iniciativa visa colocar o Brasil em condição de país exportador e importador seguro.

Terminal de Alta Segurança

Para ampliar ainda mais os serviços de excelência aos seus clientes, Viracopos, em parceria com a Brink’s, líder mundial em soluções de segurança e logística segura, inaugurou o primeiro Terminal de Alta Segurança da América Latina. Com área exclusiva de 1.560m², dentro do TECA, a estrutura visa garantir o adequado gerenciamento logístico das cargas de alto valor.

Certificado CEIV Pharma

Viracopos assinou, no início de 2016, um contrato com a IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo, sigla em inglês) para iniciar o processo de certificação CEIV Pharma (Centre of Excellence for Independent Validators).

O CEIV Pharma é um programa de certificação global padronizado, que treina e realiza avaliações para garantir o conhecimento necessário para o transporte de produtos farmacêuticos de cadeia fria.

CIALog e ISO 9001

Fruto do projeto de integração de áreas voltado ao Atendimento ao Cliente de Viracopos, o Centro Integrado de Administração e Logística (CIALog) oferece um atendimento personalizado para cada tipo de demanda, passando antes, por uma triagem de serviços e prioridades. O foco do projeto é criar uma sinergia entre às áreas, otimizando o tempo de atendimento e aumentar a qualidade dos serviços prestados.

Como reconhecimento de sua busca por aprimorar, cada vez mais, a gestão de seus processos e ferramentas, a concessionária recebeu, o certificado ISO 9001 de “Gestão da Infraestrutura e Serviços Aeroportuários para Logística de Carga”.

 
Informações pela Assessoria de Imprensa da Aeroportos Brasil Viracopos.
 

André Le Senechal

Pesquisador apaixonado, piloto privado. Aluno de Aviação Civil na Anhembi Morumbi. Respira o ar do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Assíduo praticante de Plane Spotting e Simuladores de voo.

41 Comments:

  1. Piada né? Aqui tudo não funciona desde a receita até a administradora do Aeroporto.

  2. Claro tem quantos voos diarios??? 5 ????? Kkkkkkk

  3. Na categoria de até 400.000 ton. Não quer dizer que seja melhor que outros por exemplo.. tipo o de Hong Kong, Anchorage, etc, etc.

  4. Eliana Isabel Guimarães Souza Caroline Fernanda Souza

  5. Eita povinho com síndrome de vira lata

  6. Nunca vi um povinho como esse, mesmo o Brasil tendo algumas coisas à se destacar dos outros países, ainda sim, arrumam vários jeitos pra criticar, VÃO TOMAR NO CU todas as pessoas que menosprezam a própria nacionalidade. Todos os países do mundo tem seu nível de corrupção, bandidagem, etc. Mas nem por isso, eles desfazem do próprio país, como o brasileiro faz. Boa parte dos brasileiros tem uma mente tão fraca, que tem que seguir a opinião dos outros pra se sentir confiante, isso é deprimente.

  7. Marcus Vinicius nem guarulhos nem congonhas.. bom, melhor baixar a bola mesmo né.

  8. Marcelo Garcia Aí o que tinha te dito sobre ele ser grande e tals