Viracopos inaugura novo terminal de passageiros.

Viracopos_VCP_912
A concessionária ABV – Aeroportos Brasil Viracopos inaugurou oficialmente neste sábado (23/4) o novo terminal de passageiros (T1) do Aeroporto Internacional de Viracopos ao transferir 100% dos voos do antigo terminal T0. Diversos testes prévios foram realizados em parceria com as empresas Azul, TAM e Gol para garantir o sucesso na transferência definitiva, realizada hoje.

O novo terminal vinha sendo utilizado parcialmente apenas para voos internacionais através do Píer A, até a inauguração do Píer C, na data de hoje. Ainda há alguns detalhes a serem concluídos, porém durante nossa visita, na manhã deste sábado ficaram nítidos os expressivos benefícios que os passageiros passam a ter com a troca do antigo terminal pelo novo. Não há comparação!

O presidente da concessionária, Gustavo Müssnich, juntamente com a equipe de Comunicação da ABV, apresentou, em coletiva de imprensa, o setor de embarque doméstico, e destacou diversas informações durante os questionamentos dos repórteres.

 

 

Foram investidos R$ 3 bilhões na reformulação do aeroporto de Viracopos, permitindo o aumento de sua capacidade operacional para até 25 milhões de passageiros ao ano nos 178.000 m² do novo terminal, ante 28.000 m² do TPS antigo.

Com o atual movimento de Viracopos, que em 2015 registrou 10,3 milhões de passageiros, o terminal campineiro torna-se o único no país a contar com disponibilidade ampla de infraestrutura para crescimento operacional.

O Píer B, localizado na parte central do T1 e que dividirá operações entre os setores nacional e internacional, continua fora de operação até que o crescimento da movimentação do aeroporto justifique sua entrada em serviço. Dessa forma, hoje Viracopos conta com 14 pontes de embarque de um total de 28 que estarão funcionais quando o terminal estiver funcionando a plena capacidade.

Aos viajantes que passam pelo T1, do total de 60 posições para lojas e restaurantes, Viracopos já oferece 38 opções. Porém a maior parte delas localiza-se dentro da área de embarque, seguindo o modelo utilizado na maioria dos aeroportos europeus. O modelo acaba por se ajustar muito bem a Viracopos, já que hoje 40% do movimento é constituído por passageiros em conexão, que utilizam apenas a parte restrita do T1.

 

 

Quando questionado sobre a segunda pista de pousos e decolagens, Müssnich destacou que, como previsto em contrato, a construção foi postergada até a existência de demanda, uma vez que a crise econômica levou à retração do crescimento. Em 2014 foram registrados em torno de 130.000 movimentos de pousos e decolagens, porém em 2015 houve retração.

Confira a seguir todos os detalhes do novo terminal de passageiros de Viracopos, em nossa galeria de imagens exclusivas registradas nessa manhã.

 

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é assessor de editoria do AEROIN.

4 Comments:

  1. Usei o novo terminal hj, check-in rapido ok…mas o aeroporto está sem acabamento e os fingers sujos. Ou seja longe de padrão adequado

  2. Pingback: Viracopos apresenta Novo Terminal de Passageiros na Routes Americas 2017. - AEROIN

Comente