Viracopos transfere voos domésticos para novo terminal de passageiros.

6_bx

O dia 23 de abril de 2016 vai entrar na história de Campinas, da região, do Estado de São Paulo e do Brasil. A partir dessa data, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em parceria com as companhias aéreas Azul, TAM e GOL, transfere todos os voos de passageiros para o novo terminal (T1).

Com a nova área liberada, o Novo Viracopos passa a ter capacidade para atender 14 milhões de passageiros/ano, em um terminal moderno, que oferece ainda mais conforto e segurança a seus usuários. Em 2015, 10,3 milhões de pessoas escolheram o aeroporto de Campinas para viajar.

Outras áreas do novo terminal serão liberadas gradativamente, de acordo com o aumento da demanda de passageiros, podendo chegar a uma capacidade de até 25 milhões de passageiros/ano.

A transferência operacional dos voos nacionais foi planejada e realizada em conjunto com as companhias aéreas. O objetivo é que as mudanças das operações sejam realizadas da maneira mais segura e cômoda para os passageiros, sem prejudicar os fluxos do aeroporto.

 

Novo ciclo

A transferência dos voos nacionais para o Novo Viracopos marca o fim de um ciclo iniciado em junho de 2014, quando o Píer A (internacional) foi inaugurado para ser utilizado por sete delegações estrangeiras que disputaram a Copa do Mundo no Brasil.

Na ocasião, também foram entregues os novos três pátios de aeronaves (com uma área total de 400 mil m²) e o novo edifício-garagem (com capacidade total para 4.000 veículos). Viracopos também finalizou, em 2014, a duplicação da via de acesso, a readequação das vias internas e a reestruturação do antigo terminal de passageiros (T0)

O novo terminal de passageiros começou a operar voos comerciais regulares internacionais no dia 29 de novembro de 2014.

Com a transferência dos voos, o antigo terminal de passageiros (T0) passará por reformulações e obras para que seja utilizado em outros modelos de negócios, que compreendem um terminal de cargas doméstico, áreas para escritórios e espaços para serviços.

 

9_bx

 

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.

8 Comments:

  1. Não. Ainda não foi nada. Adiada para final de abril

  2. Lucyane Saraiva de Oliveira Raquel Ferreira

  3. Demorou e muito. Já achava que era uma lenda urbana o uso do novo terminal.

  4. Até que enfim. Já achava que era uma lenda urbana o novo terminal.

  5. E era para estar pronto para a Copa de 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *