Voamos com a TWOFlex no novo Projeto Mineiro de Voos Regionais.

Caravan C208 208 Cessna TWO Voa MinasO primeiro voo do Projeto de Integração Regional de Minas Gerais decolou ontem pela manhã do Aeroporto da Pampulha para São João Del Rei, no interior do estado. O projeto, também conhecido como Projeto Voe Minas, irá atender 12 municípios mineiros com ligação direta com a capital.

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Ecônomico de Minas Gerais – Codemig e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, implantou o projeto após pesquisa de mercado que ouviu 2100 pessoas em 31 municípios do estado, verificando a viabilidade do projeto, até então inédito no Brasil. Serão R$20 milhões investidos de fundo próprio da Codemig, sem impacto no orçamento do governo. A idéia de voos regionais essenciais já é adotada há alguns anos nos Estados Unidos, através dos Commuter Flights, voos com parte do valor subsidiado pelo governo e operados com pequenas aeronaves, como o Cessna 208 Grand Caravan que é utilizado no projeto mineiro.

O primeiro voo do Voe Minas decolou ás 07h47min para a cidade histórica de São João Del Rei, e contava com diversas autoridades. O Secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, declarou: “Acreditamos que essa iniciativa da Codemig irá formentar o turismo em Minas, principalmente nas áreas de negócios e lazer. Os turistas serão beneficiados pela ampla facilidade de mobilidade e consequentemente, pelo intercâmbio entre as regiões. Além disso, haverá um crescimento considerável na receita ligada diretamente ao turismo.” Para conferir destinos, horários e preços dos voos, confira nossa matéria sobre o lançamento do projeto clicando aqui.

O Cessna C208 Grand Caravan

Conversamos com o Comandante José, um dos coordenadores das operações da TwoFlex, empresa que ganhou a licitação feita pelo governo para operar os voos do projeto. Serão cinco aeronaves baseadas no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, sendo quatro aeronaves em operação e uma em reserva. Muito foi falado sobre o Caravan e sua segurança, o qual o Comandante nos explicou um pouco mais:

“O Caravan é uma grande aeronave, é o líder absoluto na sua categoria. Possui o motor Pratt & Whitney PT-6 com 675 cavalos, de alta confiabilidade e robustez. Apesar da habilitação da aeronave ser Monomotor e requerer apenas um piloto em comando, sempre voamos com um piloto e um co-piloto, ambos com habilitação por instrumento (IFR), trazendo maior segurança para o voo. Em caso de necessidade a aeronave pode voar por regras de instrumento já que a mesma também é homologada IFR.”

A TwoFlex já possuía base anteriormente em Belo Horizonte devido a sua principal demanda de transporte de malotes, e não há previsão para contratação de novos tripulantes nessa parte inicial do projeto Voa Minas.

Voando nas asas da TwoFlex Cessna Caravan App São João Del Rei Reporte e Fotos por Paulo Correa A aeronave de matrícula PT-MEM rapidamente realizou o embarque dos seus 9 passageiros. Apesar de não ter bagagem despachada, é possível levar 10kg de bagagem de mão consigo no avião e a aeronave possui a configuração 2+1, um assento para duas pessoas na direita e outro assento na esquerda.

Rapidamente a aeronave decolou pela pista 13 do Aeroporto da Pampulha, e subiu até o nível de voo 87 (equivalente a 2,6 km de altitude). Apesar do curto voo de 20 minutos, cada assento tinha um pequeno kit-lanche, com um bolinho, barrinha de cereal e biscoito. Além disso um pequeno cooler com garrafas de água era de livre acesso aos passageiros no fundo da aeronave.

Interior C208 Caravan Rapidamente o avião chegou á São João Del Rei com sua pista de 1520m de comprimento. Desembarque super rápido e com acesso direto ao terminal, a qual uma pequena recepção com um típico café da manhã mineiro nos esperava. O aeroporto é servido por ônibus municipais com serviço para o centro da cidade.

O voo de volta a Belo Horizonte decolou às 13h00min da pequena cidade mineira, sendo eu o único passageiro. Ao conversar com os pilotos fui informado que o voo também seria utilizado para o transporte de cargas de acordo com a demanda, sendo o Caravan um avião versátil e com grande bagageiro sob sua fuselagem. Os voos só irão decolar se houver passageiros presentes para o embarque. Confira abaixo mais fotos:

Agradecimentos à Codemig pelo apoio à imprensa.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.
  • Os desavisados acham perigoso voar no Caravan pelo fato de ter apenas 1 motor e sentem-se mais seguros se a viagem for de Sêneca, por exemplo.
    Se eles soubessem a realidade. Kkkkkkkk

  • Belíssima aeronave!

  • Gostei so falta ter vooos de Pouso Alegre – MG Para Belo Horizonte de ida e vouta ai fica showww

  • Eu acho sacanagem não ter voo pra Uberlândia, que também é interior mineiro. Um absurdo. Eu queria tanto ter oportunidade de voar num Cessna 208

  • Renan Kurtz

    Um modelo a ser seguido! Minas gerais lidera o Brasil em dinamismo no transporte. Linha de trem para o ES, e agora essa. Boa iniciativa.

  • Precisa lembrar que existe a cidade de Iturama no triângulo mineiro. Aqui o povo só lembra nesta época de pedir voto , aí desce o jumbo 747-300 no nosso aeroporto.
    Iturama Minas Gerais

  • Iturama triângulo mineiro.
    Aqui só aparece proposta no dia eleitoral. Aviões que bom nada .

  • Esperamos que outros estados sigam o exemplo

    • No Piauí já existe com a piquiatuba táxi aéreo !!!! Liga Teresina a cidades como Picos , São Raimundo Nonato e no litoral Parnaiba . Operação também com gran caravan

  • Muito bom essa rotas .