Embarcamos no voo inaugural da Avianca Brasil para Foz do Iguaçu.


No ultimo dia 6 de março, a Avianca Brasil deu início à sua mais nova rota ligando São Paulo a Foz do Iguaçu. O voo diário é feito a partir de Guarulhos e coloca as Cataratas no mapa da Star Alliance, maior aliança de empresas aéreas do mundo, com 1300 destinos em 183 países.




Naquele dia, o voo 6184 foi operado pelo Airbus A320 de matrícula PR-OCV, comandado pelo piloto foz-iguaçuense Humberto e pelo primeiro oficial Anderson. Com 100% de sua ocupação, o voo levava, dentre os passageiros, executivos da empresa também aproveitaram para perfazer o voo inaugural, que é sempre um marco na história de qualquer empresa aérea.

Antes de partirmos, pedi uma foto com os comandantes para registrar o momento. Fui recebido na cabine pelos comandantes, acompanhados do atencioso vice-presidente da Avianca Brasil, Sr. Tarcísio Gargioni, que fez questão de cumprimentar um a um os membros da tripulação daquele dia.

Na cabine os comandantes com o vice-preseidente da Avianca.

 

Durante aquele momento de descontraída conversa na cabine, o comandante Humberto deu a ideia de realizar um sobrevoo sobre as Cataratas. No mesmo momento a iniciativa foi aprovada pelo Sr. Tarcísio que, com muito bom humor, disse: “o avião sendo de vocês, sintam-se à vontade para fazer o que desejarem”.

Então, voltei ao meu assento, o 2A, feliz com a possibilidade do sobrevoo. A foto eu publico um pouco mais adiante, acompanhe.

 

Embarcamos no portão 213, do Terminal 2 do GRU Airport.

Assentos e conforto a bordo

A Avianca Brasil é a única empresa aérea do país a ter todos os assentos das aeronaves classificados na categoria “A” da ANAC, isso significa que existe mais espaço entre as poltronas, certamente trazendo mais conforto a nós, passageiros. Os assentos também são todos em couro sintético e possuem ajuste no apoio para a cabeça, o que é único na aviação doméstica do Brasil, até o presente momento.

Me lembrei que a Avianca patrocina a liga brasileira de basquete profissional, de fato, para jogadores sempre muito altos, mais espaço e conforto é fundamental.

 

Executivos da empresa brindam antes da decolagem.

Entretenimento a bordo

Os passageiros que voam pela Avianca Brasil contam com um sistema de entretenimento a bordo completo, composto de telas individuais e controle remoto, acoplados no encosto do assento da frente. Possui ainda entrada para fone de ouvido e USB, que permite transmitir conteúdo a partir do seu aparelho celular ou outro dispositivo, além de permitir carregar sua bateria.

O sistema em si oferecendo varias opções em jogos, musicas de todos os estilos, filmes diversos, seriados, documentários, notícias, enfim, tem conteúdo para todos os gostos. Solicitei um fone de ouvido à uma das comissárias e fui prontamente atendido; no final do voo, devolvi o fone a ela.

Complementa o programa de entretenimento a “Avianca em Revista”, que fala de variedades, traz dicas de turismo em cidades para as quais a Avianca voa, bem como informa sobre o programa de milhagem, parcerias, enfim, semelhante às suas congêneres no mercado.

 

Para celebrar o voo inaugural, espumante.

 

Comida a bordo

Como nosso voo partiu na hora do almoço, às 12h25min, foi servido uma refeição quente composta por nhoque de batata ao molho branco, acompanhado de opções de suco de goiaba, laranja, água e refrigerante. De sobremesa, uma tortinha de goiaba.

Servir pequenas refeições quentes e gratuitas é mais um diferencial da Avianca em voos domésticos, sendo a única do Brasil a oferecer tal serviço. No voo de retorno, que partiu de Foz do Iguaçu à tarde, foi servido um sanduíche quente igualmente saboroso.

 

Nhoque ao molho branco com torta de goiaba de sobremesa

 

Ao termino do almoço o vice-presidente da Avianca Brasil, fez um rápido pronunciamento a bordo. “Em nome dos quase 4.500 colegas que compõem a Avianca Brasil, quero lhes desejar as boas vindas a este voo que é muito importante para nossa empresa. Depois de muitos projetos, conseguimos realizar este sonho, depois de muita luta e conquistas estamos aqui, inaugurando este voo e voando com a frota mais jovem da America do Sul”, disse o executivo.

 

 

Ao nos aproximarmos para pouso, fizemos uma passagem sobre as Cataratas do Iguaçu, dando uma vista panorâmica excepcional.

 

 

Assim que a aeronave tocou o solo do aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu fomos recebidos com o tradicional batismo com jatos d’água, conhecido internacionalmente como Water Salute e realizado sempre que uma empresa estreia uma nova rota.

No dia voo eu fiz uma live que foi ao ar na página do AEROIN no Facebook, confira aqui, é só dar play logo abaixo. Foi uma experiência nova acompanhar essa cerimônia de dentro do avião.

 

 

Ao desembarcar, fomos recebidos pelo presidente da empresa o Sr. Frederico Pedreira, em cerimônia que contou com a presença de autoridades locais, de um boneco do Coati, um dos animais que habitam o Parque Nacional do Iguaçu e uma apresentação de tango, haja visto que o parque tem território dividido entre Brasil e Argentina.

Gostei muito do voo e recomendo o serviço da Avianca Brasil, certamente um dos melhores voos domésticos em termos de conforto, serviço e entretenimento a bordo.

 

Luis Neves

É agente de turismo e acompanha a evolução da aviação brasileira desde o final da década de 80. Fotografa tudo o que voa e tem uma das maiores coleções de fotos de aviação do Brasil.

60 Comments:

  1. É muito bom voar na Avianca Brasil, voei sábado de GRU para BSB e amanhã vou voltar com a Avianca de BSB para GRU, viajei no PR-OCW Airbus A320-200 (Sharklets) com a nova livery, gostei MUITO! Nota 10!

  2. A melhor do Brasil eu só viajo pela avianca

  3. Gostava tanto de ser tripulante dá Avianca, hoje com a nova gerência me sinto um lixo. Acabaram com a felicidade que tinha. A empresa era uma família, agora todo mundo tem medo de ser demitido. Uma pena.

    • a avianca é a tam de uns anos atras, método do terror em cima do funcionário. uma pena

    • Mas não era assim, realmente uma pena. Fizeram uma sacanagem com o ex chefe e colocaram um gerente novo, que aliás foi demitido de outra empresa sem muita explicação. O gerente da escala é a mesma coisa. Quando era de uma outra empresa o índice de insatisfação era altíssimo, tiraram ele e hoje lá é acima de 90%. É adivinha onde ele tá agora? Avianca. Dá dó mesmo.

  4. Olha eu viajei pela primeira vez pela avianca e adorei! Serviço de bordo excelente, sistema de entretenimento otimo! Recomendi

  5. Tive a oportunidade de voar na Avianca na ponte aérea CGH-SDU, o atendimento é outro nível, desde o check-in, tripulação, ela e a Azul, as melhores cias do país

  6. Karina Rezende quero trabalhar nessa empresa

  7. A melhor nacional na minha opinião, pena ter poucas rotas.

  8. A Avianca poderia operar em Vitória

  9. Eu tambem amigos posso dizer que em Janeiro passado voei Avianca Brasil pela primeira vez e curti bastante, parabéns Avianca Brasil continue sempre assim!!!

  10. Tive a oportunidade de voar em 2007,2008(ainda oceanair) e 2015 sempre excelentes voos! Vida longa a avianca.

  11. A experiência no check-in e a bordo é digna de elogios. Mas a restituição de bagagens (principalmente quando está avariada) provoca uma drástica redução na qualidade do serviço prestada pela Avianca Brasil.

  12. Dia 08/04/17 estaremos embarcando neste vôo. Cutir Foz

  13. Quando a Avianca voltará operar em Manaus? Excelente empresa que não devia ter deixado o Amazonas.

  14. Fiz um voo internacional pela Avianca e tive o dissabor de um atendimento horrível, amador e incompatível com uma empresa que quer ganhar mercado. Reclamei e recebi uma resposta estapafúrdia na qual transferem a responsabilidade do atendimento a terceirizados. Empresa que se preze não tem postura dessa natureza. Não recomendo.

    • Avianca Brasil, por enquanto não tem voos internacionais, creio que deve ter confundido com Avianca Colombia que faz parte do mesmo grupo mas com outra administração

    • Para mim e Avianca. Comprei duas passagens Executiva Gru/Orlando/Gru pedindo atendimento especial por minha esposa ser cadeirante. Levaram na chegada à Bogotá para a sala VIP e nos esqueceram. Quando fui reclamar, encenaram, enrolaram e após 15 minutos, informaram que o voo havia decolado. Acho que foi um golpe para acomodar overbooking. Causou não só prejuízos financeiros, mas desgaste mental, com cancelamento de exames pre operatórios, etc. Se desculparam atribuindo a falha a terceirizados e ofereceram 3000 pontos no programa de milhagens. E uma verdadeira piada. Quer queira ou não, as diretrizes são a mesma, pois é o mesmo controlador.

  15. Maravilhoso !!! Fiz SSA X GIG, semana passada!!! Muito bom !!! Parabéns Avianca!!!

  16. Viagem várias p Cuiabá avianca muito bom serviço abordo tb muito bom

  17. Viajar com a avianca é massa

  18. Ricardo OlivaresCarlos OlivaresRe OlivaresGustavo OlivaresLuciane Moura

  19. Recomendo voar na Avianca, voei primeira vez com eles, achei perfeito… Parabéns Avianca que contínua assim.

  20. Melhor companhia disparado em todos sentidos

  21. nuito legal, ao vivo sensacional. parabens e sucesso sempre.

  22. Otima empresa, principalmente os lanches….kkkkkkkkkkkkk

  23. It is great to fly with Avianca in Brazil and I believe around the world, too. Congratulations, Avianca.

  24. Parabéns para Avianca!!! Adoro viajar!!

  25. Eu trabalho e atendo esse vôo avião da avianca mais bonito

  26. Bruno Bonalume si liga no gordinho ali kk