Você seria capaz de pousar um avião sozinho?

O site Science Channel promoveu um experimento para verificar se uma pessoa sem nenhuma experiência de pilotagem seria capaz de realizar o pouso de uma aeronave. Os envolvidos foram colocados em um simulador para os testes, como se estivessem em uma situação real na qual teriam ajuda apenas através de informações passadas via comunicação de rádio. Você acha que seria capaz de pousar? Os resultados não foram muito bons! Confira no vídeo a seguir e note a tensão no rosto das pessoas, mesmo em se tratando de um simulador!




 

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é assessor de editoria do AEROIN.

39 Comments:

  1. Ele inteiro e com todos vivos, acredito que não…….rs

  2. O principal é ter noção das velocidades de aproximação e de pouso! Eles deveriam colocar um simulador de algum avião mais corriqueiro, como um 737 ou A320!

  3. Sim eu consegueria pousar um. avião seja jato ou turbo hélice ou a pistão o motor com a ajuda do controle uma pessoa bem instruída para me dar as coordenadas aí pousaria em segurança sem ploblemas nenhum !

  4. Eu fui no simulador de um 733 da Flex Aviation (programa piloto por um dia) e pousei três vezes, sendo que o segundo foi horrível. Mas não caí!

  5. Um fator interessante que deve ser levado em conta e que os entusiastas de aviação não levaram em conta é que a pergunta diz respeito a pousar um avião de verdade sozinho. Se colocar em conta os que já estão familiarizados com simulador caseiro é claro que muitos conseguem por ter assimilado velocidades, tecnicas de informações, etc. Porém a grande quantidade de entusiastas vai ficar desapontada mas não conseguiria pousar sem consequências desastrosas mesmo monitorando, pois iria faltar a noção do fator G da aeronave em que os pilotos gradativamente vão aprendendo ou sensação de peso da aeronave mesmo que pequena. Assim o melhor piloto de simulador apenas é um piloto de simulador. A não ser que mesmo no pequeno tempo em que a aeronave fique nas mãos do piloto seja totalmente automaticamente realidade.

  6. claro que sim, nao do jeito que deveria mais consigo de boa

  7. Já voei tanto em simulador que me acostumei, mas acredito que eu daria meu melhor pra se algo acontecesse.

  8. Dezoito anos de simulação , sem problemas …..

  9. Camila Ferreira Flávio Andrade

  10. Melhor colocando um fator interessante que deve ser levado em conta e que os entusiastas de aviação não levaram em é que a pergunta diz respeito a pousar um avião de verdade sozinho. Se aplicamos os princípios dos que já estão familiarizados com simulador caseiro é claro que muitos conseguem por ter assimilado velocidades, técnicas de informações, etc para um pouso correto e monitorado em um simulador de voo. Porém a grande quantidade de entusiastas vai ficar desapontada mas não conseguiria pousar sem consequências desastrosas mesmo monitorado uma aeronave normal pois mais moderna que seja, pois iria faltar ao piloto virtual (por melhores que sejam) a noção prática do fator G da aeronave em que os pilotos gradativamente vão aprendendo ou sentindo sensação de peso da aeronave mesmo que pequena. Assim o melhor piloto de simulador apenas é um piloto de simulador. A não ser que mesmo no pequeno tempo em que a aeronave fique nas mãos do comandante seja totalmente automatizado como está próxima esta realidade.

  11. sim.Tenho mais 2.000 HS de simulador.FSX

  12. Desde que conseguisse sair pelo próprio pé…