Voe conosco de Goiânia para Salvador pela AZUL.

17

Apresentaremos a seguir a experiência em voo nacional,  percorrendo, com a Azul Linhas Aéreas, o trecho de Goiânia a Belo Horizonte e depois continuando até Salvador. Os voos realizados por mim foram os AD5149 e AD9148, a bordo das aeronaves PR-AXK e PR-AYY, ambas do modelo Embraer 195, de fabricação brasileira, e configuradas para 118 passageiros.

A Azul, que já foi eleita a melhor low-cost do mundo em 2012, oferece um serviço de ótima qualidade em todos os momentos da viagem.

Considerei o check-in fácil e pratico. Eu fiz pela internet, mas é também possível fazer pelo aplicativo de celular – iOS e Android – e pelo totem no aeroporto.

O embarque é realizado por partes, separando os passageiros em três grupos: na primeira chamada embarcam os idosos e deficientes; na segunda os clientes Tudo Azul Safira e em terceiro os demais passageiros. Ainda no embarque o passageiro é recebido por duas comissárias, uma em cada porta da aeronave, que oferecem o fone de ouvido para ser utilizado durante a viagem.

 

Outra coisa legal é que, nesse voo, experimentamos o “Espaço Azul”, que é destinado a clientes que desejam mais espaço para as pernas. Diferente das demais poltronas, o “Espaço Azul” conta com 86 cm de distância de uma poltrona para outra. Para utilizá-lo, você paga uma tarifa de R$30,00.

Eu particularmente gostei desse espaço extra, pois assim pude colocar minha mala com a câmera debaixo dos meus pés, sem prejudicar o espaço das pernas. Imagino que para casais com crianças, o espaço seja fundamental. Toda a frota de aeronaves Embraer que a Azul possui dispõe de 20 poltronas como essas.

23

 

Com o voo estabilizado, o comandante desliga o aviso de cintos de segurança e a tripulação inicia o serviço de bordo! Como de praxe na Azul, o serviço de bordo nos trechos nacionais é composto por bebidas, sucos de caixinha e, para comer, são servidos os famosos snacks sortidos – que eu coloquei na foto logo no começo desse flight report.

Dentre essas guloseimas, estão as batatas fritas, balinhas de geleia (personalizadas de modelo de aviões), biscoito de polvilho, e o mix aperitivo com amendoim e uva passa. Tudo personalizado da Azul.

 

Já no quesito “entretenimento de bordo”, a Azul dispõe, em todas aeronaves Embraer 195, de transmissão ao vivo de canais SKY em telas e controles individuais. É a única empresa no Brasil a prestar esse serviço. Para quem não tem o costume de assistir televisão, há variedades de musicas na rádio Azul e uma revista de bordo para as pessoas que preferem ler sobre assuntos diversos.

 

Na minha opinião, a Azul vem conquistando cada vez mais espaço no mercado da aviação brasileira por conta desses diferenciais que compartilhei com você. Além disso, é uma empresa com malha aérea extensa e que opera em lugares onde outras não vão.

Com licença, mas cheguei a Salvador, e vou curtir uma boa praia e beber aquela água de coco na orla, ‘oxente’.

Ah! E claro que não posso me esquecer de agradecer à “blue angel” e chefe de cabine Erika Furlan, que nos recebeu com aquele belo sorriso. Além de competente no que faz, deixa transparecer toda a paixão com a qual executa seu trabalho. Parabéns e obrigado, Erika! (vou compartilhar sua foto aqui para todos conhecerem esse belo sorriso).

O relato desse voo foi feito por mim, Ícaro Roberto, editor do AEROIN para o centro-oeste brasileiro! Um abraço.

 

 

20

  • Talita Furlan Carregari

    Essa comissária é 10! Mto competente.