Voo da Southwest é evacuado após explosão de Samsung Note 7.

Pintura velha atrás. Pintura nova em frente.

O voo prestes a decolar da cidade de Louisville, no Kentucky, foi evacuado, após fumaça ter sido reportada na cabine devido a uma explosão de um celular Samsung Galaxy Note 7.

O incidente aconteceu no voo 994 da companhia aérea de baixo-custo Southwest Airlines. O Boeing 737-700 N422WN já estava alinhado na pista e pronto para decolar, quando uma passageira sentada ao lado de Brian Green notou que estava saindo fumaça do celular dele, que estava desligado. Prontamente Brian jogou o celular no chão, as comissárias foram avisadas e se dirigiram ao cockpit. Logo após, o comandante saiu da cabine de voo e se dirigiu aos passageiros falando calmamente que o avião precisaria ser evacuado.

Segundo a passageira Christine Sundman, que estava na fileira 17, foi tudo realizado com muita calma: “Eu não vi nenhum passageiro perder o controle de si, os funcionários da companhia estavam trabalhando duro para manter a situação sob controle. Saímos do avião e o cheiro de fumaça continuou, um dos passageiros me disse que o piso queimou e um buraco se formou no chão da aeronave.”

Depois de duas horas, segundo Christine, o voo foi cancelado e foi permitido aos passageiros retornar à aeronave para recuperar seus pertences pessoais. “Isso poderia ter acontecido momentos após termos decolado, no ar. Poderia ser algo catastrófico.” complementou a passageira de 65 anos.

O problemático Samsung Galaxy Note 7

O dono do aparelho, Brian Green, disse ao site The Verge que comprou o celular no dia 21 de Setembro, após o recall e após a Samsung ter anunciado que daquele dia em diante o problema que causara diversas explosões teria sido resolvido. Este novo incidente pode causar prejuízos para a fabricante sul-coreana, devido a sua declaração anterior de que os novos modelos eram seguros, e inclusive foram aprovados por uma comissão de segurança de produtos do governo americano.

O aparelho, que semanas atrás causou um incêndio em um carro, já tinha sido banido por diversas companhias aéreas como Qantas, Etihad e Emirates. Além disso a FAA emitiu uma recomendação aos passageiros para que desligassem seus celulares Note 7 antes de embarcarem em algum voo, recomendação que foi seguida em diversos países e adotada pela LATAM no Brasil.

A Samsung declarou em nota que não poderia confirmar no momento qual aparelho estava envolvido no incidente. “Não existe alguma evidência que o incidente é relacionado ao Note 7. Nós estamos trabalhando com as autoridades e a Southwest Airlines para recuperar o aparelho e confirmar a causa.” declarou a fabricante. Devido ao erro de fábrica, a Samsung está realizando um recall de 2.5 milhões de unidades do Galaxy Note 7, que ainda não foi comercializado no Brasil.

Informações pelo New York Times.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias