WestJet encomenda Boeing 787-9 e pode voar para o Brasil.

A companhia aérea Westjet, que foi fundada por David Neeleman, anunciou hoje a encomenda de aviões Boeing 787-9 Dreamliner. Além disso, a empresa tem pretensões para voos na Ásia e América do Sul, e o Brasil é um destino em potencial.




A empresa aérea de baixo-custo foi fundada em 1996 por empresários, incluindo o brasileiro-americano David Neeleman que, anos depois, iria fundar a JetBlue e a Azul Linhas Aéreas. Baseada em Calgary, no estado de Alberta, ela adota o modelo de baixo-custo (low-cost) e possui uma frota padronizada em aviões Boeing. A maior parte constitui-se do modelo 737, possuindo ainda quatro unidades do modelo 767, que recentemente iniciou as rotas para a Europa.

A encomenda de hoje contempla 10 unidades do modelo 787-9 Dreamliner, que serão entregues entre o primeiro trimestre de 2019 e o final de 2021. Equipados com motores GEnx-1B, os Dreamliners da WestJet irão possibilitar à companhia inaugurar novas rotas na Ásia e América do Sul, além de expandir o serviço para o mercado europeu. Também foi firmado um acordo para mais 10 aeronaves como opções de compra que, caso concluídas, serão entregues entre 2020 e 2024.

A empresa canadense tem foco no passageiro de turismo, e possui uma grande quantidade de destinos sazonais e regulares no Caribe. O Brasil, principalmente o Rio de Janeiro, seria uma escolha lógica, porque além de ser um destino favorito dos turistas, não conta com voos diretos para o Canadá, tampouco para a costa oeste da América do Norte.

“Nós damos as boas vindas à WestJet por ingressar na família Dreamliner, e também estamos animados para os novos destinos que ele possa servir” disse Ray Corner, vice-presidente da Boeing, que complementou: “A WestJet, durante seus 21 anos de história, tem sido uma cliente fiel com uma frota à jato totalmente Boeing, e nós estamos animados para ver sua expansão de frota com o 787.”

Informações pela Assessoria de Imprensa da WestJet/CNW Group. 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.