11ª edição do maior evento de fotografia aeronáutica da América Latina reúne 560 em Guarulhos.

Capa2

No último sábado, 25 de junho de 2016, cerca de 560 pessoas, provenientes de 14 estados do Brasil, se reuniram na Base Aérea de São Paulo – BASP para participar da 11ª edição do maior encontro de fotografia aeronáutica (“spotting day”) da América Latina, o DIA AEROIN DE FOTOGRAFIA 2016.

Atentos, os amantes de aviação registraram cada detalhe do movimento de aeronaves do maior aeroporto brasileiro, o GRU AIRPORT, a partir de um ângulo diferente e muito privilegiado, com visão total das pistas e do pátio de aeronaves. Calcula-se que mais de 300.000 fotos tenham sido produzidas durante o evento.

Se, por um lado, a quantidade de fotos impressiona, o mesmo acontece do lado da ação social. O objetivo era arrecadar brinquedos de temática esportiva, materiais escolares e livros infantis, a serem doados para o Projeto Forças no Esporte (Profesp), que se dedica a cuidar de crianças carentes em situação de vulnerabilidade social da região de Guarulhos.

E o resultado foi igualmente relevante: ao todo, mais de 1.000 itens foram doados pelos participantes do DIA AEROIN 2016, numa mostra de total engajamento com a causa social e o sentimento de que é possível ajudar a quem mais precisa, retribuindo à comunidade pelas oportunidades que recebidas.

Além da ótima estrutura oferecida e a contumaz receptividade da Base Aérea de São Paulo, os participantes também puderam aproveitar dos snacks fornecidos pela Azul Linhas Aéreas e atualizar-se de temas aeronáuticos com a Revista Avião Revue, também distribuídas ao pessoal.

 

 

Clima Familiar

O evento mais uma vez comprovou sua essência familiar e de amizade. Um dos momentos mais engraçados aconteceu durante a preparação para a foto oficial, por volta do meio-dia. Enquanto a multidão se posicionava em frente ao prédio do Comando da Base, alguém gritou que uma rara aeronave estaria pousando naquele mesmo instante. Sem pensar muito, todos abandonaram a formação e correram para o gramado ao lado da pista.

Embora tenha sido um trote, o divertido momento foi captado pelas lentes da equipe do programa Aero: Por Trás da Aviação, que aproveitou o maior encontro de spotters da América Latina para gravar um episódio da série de grande sucesso, que vai ao ar pelo canal Globosat+ (o programa sobre os spotters deve ir ao ar no início de 2017, quando começa a segunda temporada).

 

IMG_2810

 

Depois da foto oficial, a galera se reuniu no gramado para um divertido sorteio. Dentre os prêmios estavam kits da SETE Taxi Aéreo e outros brindes. No entanto, os mais esperados eram as detalhadas miniaturas do Airbus A350-900 da AZUL Linhas Aéreas, aeronave que assumirá, em breve, as rotas internacionais da companhia brasileira.

Outro momento alto da festa foi a chegada da aeronave da holandesa KLM, com a pintura especial denominada “Orange Pride”. O avião, do modelo Boeing 777-300 foi pintado no tradicional Azul da empresa, em degradê com o laranja, cor tradicional da Holanda. Rendeu lindas imagens!

 

 

Agradecimentos

A 11ª edição do DIA AEROIN DE FOTOGRAFIA contou novamente com o especial apoio da Base Aérea de São Paulo, sob comando do Coronel Reginaldo Pontirolli.

Também apoiaram o evento a Azul Linhas Aéreas, a Sete Taxi Aéreo, a Revista Avião Revue e do Hotel Matiz – Guarulhos.

O AEROIN agradece imensamente aos apoiadores e deseja muito sucesso em todas as suas atividades e aspirações. Contem conosco.

 

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.