737 MAX da TUI desvia da Alemanha devido proibição de voo no país

Na tarde do último sábado (27), o FlightRadar24 registrou um voo de um Boeing 737 MAX da TUI que desviou-se do espaço aéreo alemão devido à proibição de voo imposta pelo país.

Avião Boeing 737 MAX TUI
Imagem: Divulgação / TUI

O voo de translado partiu de Sofia, na Bulgária, para levar a aeronave de volta à sua base na Holanda, e percorreu uma rota circular, evitando o espaço aéreo alemão.

Veja a publicação do FlightRadar24, e note a linha azul da trajetória da aeronave.

Veja que a trajetória de voo do Boeing 737 MAX contorna toda a área da Alemanha, identificada em inglês como “Germany”.

O voo TFL-064F deixou Sofia às 12h19 e chegou ao seu destino às 15h48 (horários locais) com um tempo total de voo de 4 horas e 29 minutos. Um voo direto nessa rota costuma levar um pouco menos de 3 horas.

Cada país europeu é soberano sobre seu espaço aéreo. A França, por exemplo, permite autorizações específicas para voos de translado. No entanto, o NOTAM (publicação de informação aos pilotos) da Alemanha é claro e inequívoco: “É proibido qualquer voo com os tipos Boeing 737 MAX 8 e Boeing 737 MAX 9 dentro do espaço aéreo da República Federal da Alemanha”.

Isto ficou claro pela primeira vez quando um 737 MAX da Norwegian foi impedido de entrar na Alemanha e, em vez disso, precisou pousar na França.

O Boeing 737 MAX 8, com registro SE-RTB, voava no dia 11 de junho de 2019 do aeroporto de Málaga (AGP), na Espanha, para retornar à base da companhia em Estocolmo (ARN), na Suécia. Ao se aproximar da Alemanha, foi proibido de atravessar o espaço aéreo e precisou abortar a continuidade do voo, desviando-se para pouso na França.

Informações pelo Aerotime News.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias