FAB celebra 40 anos do Esquadrão Puma, baseado na operação de helicópteros

O Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3°/8°GAV) – Esquadrão Puma, sediado na Ala 12, comemorou seu 40º ano de existência. O esquadrão voa com helicópteros e é baseado em Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante da Ala 12, Coronel Aviador Marcelo da Costa Antunes. Na oportunidade, foram realizadas homenagens aos ex-comandantes do Esquadrão, aos tripulantes com marcas operacionais expressivas, aos destaques do ano de 2020, além da imposição de Medalha Militar. Neste ano, em razão das medidas de prevenção necessárias devido à pandemia do novo Coronavírus, a solenidade ocorreu de maneira a cumprir todos os protocolos de segurança necessários.

O Comandante do Esquadrão Puma, Tenente-Coronel Aviador Ivaldeci Hipólito de Medeiros Neto, agradeceu aos militares que fizeram a história do Esquadrão. “Aos Pumas do passado e de sempre, agradeço pelo legado de glórias, pelas tradições e por todo sangue e suor deixados sob os nossos rotores, a fim de que o nosso Esquadrão estivesse sempre pronto para atender a qualquer chamado da Pátria. Aos atuais integrantes, meus sinceros agradecimentos, é uma satisfação muito grande comandá-los”, destacou.

Esquadrão Puma

O Esquadrão Puma opera na Ala 12 desde o início do ano de 2017, com a aeronave H-36 Caracal, responsável por missões de Busca e Salvamento (SAR), Busca e Salvamento em Combate (CSAR), Evacuação Aeromédica (EVAM), Exfiltração Aérea, Infiltração Aérea e Transporte Aéreo Logístico, cumprindo missões de Força Aérea em todo o território nacional.

Fotos: Sargento Leonardo / Ala 12 e Sargento Johnson / CECOMSAER

Informações da FAB

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias