A 29 mil pés, piloto vira Embraer 175 de volta à origem devido a um problema

O Embraer 175 iniciando o retorno – Imagem: FlightRadar24

O piloto de um avião Embraer 175 precisou levar a aeronave de volta ao aeroporto de origem no sábado, 7 de agosto, quando já voava a 29 mil pés (cerca de 8.800 metros), após um problema apresentado pela aeronave.

Segundo relata o portal The Aviation Herald, o jato envolvido no incidente foi o E175 registrado sob a matrícula PH-EXU, operado pela KLM Cityhopper, divisão regional da companhia aérea holandesa KLM.

O E-Jet estava realizando o voo de número KL-1251, que partiu de Amsterdã, na Holanda, e tinha como destino a cidade de Nice, na França, uma rota em que as aeronaves costumam subir até os 37 mil pés (cerca de 11.300 metros) e que dura, em média, 1 hora e 40 minutos.

Embraer 175 igual ao envolvido no incidente – Imagem: Jeroen Stroes Aviation Photography / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Porém, após quase 20 minutos desde a decolagem, os pilotos pediram para interromper a subida nos 29 mil pés (FL290) para resolver um problema e consultar a manutenção.

Pouco tempo depois, a tripulação indicou ao controle de tráfego aéreo que precisava retornar a Amsterdã, pois um dos dois motores modelo CF34 do Embraer 175 apresentava altas vibrações, mas não ao ponto de precisar ser desligado.

A aeronave retornou a Amsterdã para um pouso seguro na pista 27 cerca de 40 minutos após a decolagem. Um Embraer 175 substituto, de matrícula PH-EXR (o que você viu na imagem acima nesta matéria), foi alocado para o serviço e chegou a Nice com um atraso de 2,5 horas.

A aeronave de ocorrência ainda continua em solo em Amsterdã neste domingo, quase de 1 dia e meio desde o pouso. Vibrações de motor podem ser causadas por diferentes fatores, portanto, apenas uma avaliação técnica poderá indicar o motivo do problema.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Boeing 787 Dreamliner

Um Boeing 787 decolou, nessa semana, para voar 14.000 km cruzando...

0
Nessa semana, um avião do modelo Boeing 787-8 da Comlux Aruba realizou mais uma grande façanha ao percorrer mais de catorze mil