A fachada desse estádio de futebol terá partes de 30 aviões Airbus A340

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A crise do corona fez com que várias companhias aéreas colocassem suas frotas no solo e acelerassem a substituição dos modelos mais antigos e poluentes. Mas, em vez de serem desmontados e reciclados novamente, partes deles podem ser usadas como materiais de construção.

Esse é o plano na França, onde o clube de futebol Racing Club de Strasbourg acaba de apresentar o plano de como seu estádio Stade de la Meinau será reformado e ampliado para que a Liga dos Campeões e outros torneios internacionais possam ali ser disputados no estádio.

O projeto foi criado pela empresa de arquitetura Populous, que também divulgou um vídeo e mais detalhes de como nada menos do que 30 jatos do modelo Airbus A340 serão aproveitados.

Fachada voadora

A obra é monumental por si só, mas o mais impressionante é o revestimento da fachada do novo prédio, que será construída voltada para o sul do atual estádio. A proteção solar na nova fachada sul será construída com partes da fuselagem de 30 aeronaves Airbus A340 desativadas.

“Sempre fomos fascinados pelos enormes cemitérios americanos de aeronaves e pela localização geométrica de todas as aeronaves”, explica François Clément, CEO da Populous. “Há algo de escultural na forma como estão dispostos, e o tamanho e as proporções do lado sul de La Meinau nos deram a oportunidade de brincar com as dimensões das partes da fuselagem”, diz Clément.

A equipe do projeto usará a parte superior do casco do avião para fazer seções de 30 metros de comprimento e 2,5 metros de largura. Eles devem ser montados na vertical para que reflitam a luz para o edifício sem causar superaquecimento. Não foi divulgada a origem das aeronaves, mas oferta há de sobra, com praticamente todas as empresas aéreas aposentando seus A340 – inclusive a empresa aérea “da casa”. Air France.

A construção está prevista para começar em maio do próximo ano e ser concluída em julho de 2025.

Veja o vídeo de apresentação do projeto:

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Boeing 737-800 da Gol inicia um longo voo com destino à...

0
Como adiantamos com exclusividade na semana passada, a Gol Linhas Aéreas acaba de enviar o Boeing 737-800 de matrícula PR-GTN