A incrível ‘dança’ do enorme Airbus A380 em um pouso de muito vento lateral

Cena do vídeo que você assiste abaixo nesta matéria

Este é mais um vídeo que você talvez já tenha visto uma ou mais vezes, mas que nunca para de circular pela internet por conta das incríveis cenas registradas durante um pouso do enorme Airbus A380, o maior avião de transporte de passageiros do mundo.

Em pousos como o do vídeo acima, em que a aeronave é submetida a fortes ventos “de través”, ou seja, quando a direção do movimento do ar é muito desalinhada com a direção da pista, os pilotos lidam com um trabalho constante de manter o alinhamento com o eixo central do pouso, pois o vento está a todo momento empurrando a aeronave intensamente para o lado, ao incidir na grande estrutura “flutuando” pelo ar.

E esse controle da direção do nariz da aeronave para buscar o alinhamento costuma ser feito, neste momento do voo, principalmente pelo movimento do leme, aquela superfície móvel vertical que fica lá no final da cauda. Note no vídeo como, durante a aproximação, o leme é mantido defletido para a direita do A380, para fazer o nariz se manter apontado para a direita, compensando o vento que vinha desse mesmo lado.

No momento do toque na pista ou instantes antes disso, em geral, os pilotos reduzem a atuação do leme e a aeronave volta a apontar seu nariz na direção da pista, pois, após colocar os pneus no solo, o vento passa a ter menos capacidade de empurrá-la para fora do eixo central.

Entretanto, em condições de vento de través mais intenso, principalmente em casos de fortes rajadas que incidam no momento do pouso, os pilotos acabam por precisar continuar atuando para corrigir movimentos de saída do alinhamento, como se observa no vídeo em questão.

Mesmo após estar em solo, é possível ver o enorme avião de dois andares “dançando” sobre a pista e seu leme a todo momento sendo defletido de um lado para o outro, pelas ações do piloto em corrigir os desvios (o movimento do leme é feito pelos pedais que ficam lá embaixo nos pés dos pilotos no cockpit). Bonito e impressionante de se ver.

Uma situação muito parecida foi registrada recentemente no Aeroporto de Guarulhos (SP), quando um Airbus A350 da Qatar Airways também foi visto em intensos movimentos laterais após o toque na pista. Caso você não tenha visto ou queira rever, clique aqui ou no título logo abaixo.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias