A volta da corrida das empresas aérea pela maior pontualidade; Azul lidera no Brasil

Avião Airbus A330-200 Azul TudoAzul

As companhias aéreas estão novamente sendo julgados pela pontualidade de seus serviços, à medida que o volume de voos aumenta em todo o mundo. Na semana passada, a nossa parceira CIRIUM, a empresa de análise de aviação, reiniciou a emissão de seus relatórios mensais de desempenho pontual. Em maio de 2021, a Japan Airlines, a Hawaiian Airlines, a Red Wings e a Avianca foram os destaques do ranking em suas respectivas regiões. 

Por mais de uma década, a Cirium produziu The On-Time Performance Report – a análise mais antiga na indústria da aviação – para fornecer insights sobre pontualidade de companhias aéreas e aeroportos e reconhecer aqueles que superaram seus pares, globalmente, regionalmente e em seus respectivos categorias. O relatório foi suspenso no início de 2020, porque os voos foram afetados pela pandemia COVID-19.

“Com a volta dos voos, é importante analisar novamente o desempenho das companhias aéreas e dos aeroportos – um sinal positivo para a indústria. Embora os fatores que causam atrasos – espaço aéreo congestionado, pistas de taxiamento ou conexão de passageiros – simplesmente não existissem em 2020, eles provavelmente retornarão lentamente em 2021 e em 2022”, disse Jeremy Bowen, CEO da Cirium

Avianca voa alto na América Latina

A colombiana Avianca melhorou, passando de 9º lugar em 2020 para ser a mais pontual na América Latina (93,69%) para maio. A Azul (93,53%) e a Gol (93,52%) subiram ambas as primeiras 10 posições para o 2º e 3º lugares, respectivamente.

Outras empresas da lista são a Copa Airlines, Aerolineas Argentinas, Latam, AeroMexico e Volaris. No total, foram analisados 55.959 voos na América Latina, com uma pontualidade total de 90,83%.

Os números consideram apenas os voos vendidos e operados pela empresa aérea e não incluem parceiros (por exemplo, voos vendidos por uma empresa mas operados por outra).

Análise de dados

Os dados analisados ​​no relatório Cirium On-Time Performance derivam do Cirium Core – contendo mais de 300 terabytes de informações de mais de 2.000 fontes de dados.

Além dos relatórios mensais de pontualidade de companhias aéreas e aeroportos, a Cirium também produz o relatório anual e entrega os prêmios – The Cirium On-Time Performance Review.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aeroporto de Guarulhos alerta sobre vagas de emprego falsas

0
A GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, fez um alerta ao público em geral.